Parâmetros de analgesia elétrica pós cesariana: revisão da literatura
Palavras-chave:
Fisioterapia, Modalidades de Fisioterapia, Parto Cirúrgico, Dor, PartoResumo
Considerando a importância de melhor fundamentar a atenção fisioterapêutica relativa à analgesia por TENS, empreendeu-se à revisão da literatura. O presente estudo caracteriza-se como revisão sistemática da literatura abrangendo publicações indexadas nas bases de dados Scielo e Medline entre os anos de 1998 e 2009. Os critérios de inclusão foram ensaios clínicos disponibilizados na íntegra, em língua portuguesa ou inglesa, cuja amostra fosse composta por mulheres com idade entre 19 e 44 anos. Somente três estudos atenderam aos critérios de inclusão. Foram constadas inconsistências metodológicas, o que impossibilitou a determinação dos parâmetros de TENS mais indicados para analgesia na assistência obstétrica. Infere-se, portanto, que os poucos fisioterapeutas que atuam nesta área, quando se utilizam da TENS para analgesia o fazem baseados em evidências clínicas, visto que as científicas são ainda pouco conclusivas. Este fato reforça a necessidade de estudos experimentais. Neste sentido, cuidado especial deve haver na escolha dos parâmetros de eletroestimulação para analgesia na assistência obstétrica.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
- Autorização para publicação
- Apreciação de trabalho
- Conflito de interesse
- Contribuição autoral
- Direito autoral
- Quadro 1 estudos excluidos scielo
- Quadro 2 estudos excluídos pubmed
- Quadro 3 informações gerais sobre os estudos selecionados
- Quadro 4 informações sobre casuísticas e métodos dos estudos selecionados
- Quadro 5 parâmetros e objetivos dos diferentes tipos de TENS
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.