Foco e Escopo

MISSÃO E POLÍTICA EDITORIAL

A Revista Interdisciplinar de Estudos Experimentais – Animais e Hu­manos, ISSN – 0101-9783, é uma publicação oficial do Centro de Bio­logia da Reprodução (CBR) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG. A abreviatura Rev. Int. Est. Exp. é a forma como deve ser citadas nas referências.

Tem por diretrizes a abrangência multidisciplinar ás diversas sub-áreas da Saúde e Ciências Biológicas, de periodicidade trimestral e textos em língua portuguesa, inglesa e em espanhol; a distribuição é feita por exemplares impressos e disponibilizados em versão digitalizada.

A publicação dedica-se às pesquisas experimentais envolvendo ani­mais e humanos, em artigos originais, de opinião, textos de revisão, comunicações curtas, notas prévias, notas técnicas, resenhas e resumos de dissertações e teses.

Uma das características relevantes é a aceitação da publicação de resumos de teses e dissertações sobre experimentação animal e huma­na, uma vez que muitos destes conteúdos permanecem confinados ao volume impresso e arquivado, sem a devida divulgação dos seus resul­tados. Com o mesmo intuito, a publicação de cartas de opinião, resenhas e notas técnicas pretende dar maior visibilidade e divulgação de conte­údos relevantes ao meio acadêmico e científico, muitas vezes restritos aos membros dos grupos de pesquisa.

 

TIPOS DE TRABALHOS ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO

 A Revista Interdisciplinar de Estudos Experimentais - Animais e Humanos, publica:

1. Artigos originais completos. Esses artigos têm prioridade para publicação. Os trabalhos devem ser inéditos e relevantes cientificamente às área da saúde e das ciências biológicas, no âmbito da pesquisa experimental envolvendo animais e humanos.

2. Informe técnico: Descrição técnica da padronização de procedimentos laboratoriais.

3. Notas prévias: resultados iniciais ou preliminares, bem como parciais, de estudos em andamento, assim como aplicação de técnica inovadora.

4. Artigos de revisão, inclusive metanálises e comentários editoriais.

5. Resumos de monografias, dissertações e teses apresentadas e aprovadas nos últimos 12 meses.

6. Cartas ao Editor: cartas de leitores versando sobre matéria editorial ou artigo publicado, ou mesmo sobre fato relevante no âmbito da pesquisa experimental. 

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os arquivos contendo os originais serão submetidos à avaliação por pares, omitidas as identidades dos autores. Pequenas modificações na formatação ou na gramática serão feitas pela comissão editorial, porém, alterações substanciais ou contextuais serão solicitadas aos autores.

O editor reserva-se ao direito - e tem o dever de - devolver aqueles trabalhos cuja formatação não seguirem as normas ou solicitações predeterminadas, ou mesmo não estiverem de acordo com a missão da Revista.

Em casos de trabalhos aceitos com solicitações de modificação, os autores dispõem de um mês para a devolução com as correções e/ou modificações solicitadas.

Todo o processo - incluindo submissão e avaliação - é realizado on line.

 

O FLUXO DO ARTIGO

Ao recebimento do trabalho, o mesmo passará sequencialmente por:

 

·         Avaliação preliminar editorial;

·         Encaminhamento para pareceristas da Comissão Editorial, em duplo cego;

·         Retorno ao editor;

·         Informação aos autores da situação do trabalho: se recusado, se aceito, ou se aceito com modificações;

·        Se aceito ou aceito após reenvio com modificações solicitadas, envio de arquivo em PDF correspondente ao trabalho para aprovação dos autores;

·         Reenvio do material aprovado ao editor.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

  • Universidade Federal de Juiz de Fora - PROPESQ