Dinheiro em Discussão: Implementação da Educação Financeira através de Resolução de Problemas

Autores

  • Juliana Bueno Gonçalves Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Andresa Maria Justulin Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) https://orcid.org/0000-0003-4107-8464

Palavras-chave:

Educação Financeira, Resolução de Problemas, Papel do Professor, Ensino-Aprendizagem, Dinheiro

Resumo

Este relato de experiência tem por objetivo apresentar como foi desenvolvida a implementação de um problema gerador com a temática “dinheiro”, e sua contribuição para a promoção do pensamento crítico e de competências matemáticas dos alunos em decisões financeiras do dia a dia. A aplicação ocorreu em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do Paraná, utilizando como ponto de partida o problema gerador intitulado “Trocas na Comunidade”. Por meio dele propõe-se a reflexão sobre os limites do escambo e a necessidade de criação de um sistema monetário, proporcionando um ambiente de aprendizagem em que os alunos constroem coletivamente o conhecimento. O professor assume um papel central nessa abordagem, como mediador durante todas as etapas da metodologia, desde a proposição do problema até a formalização do conteúdo e a proposta de novos problemas. Os resultados refletem o envolvimento dos estudantes e a compreensão ampliada sobre a função social do dinheiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem-avaliação de matemática: por que através da resolução de problemas? In: ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. (Orgs.). Resolução de problemas: teoria e prática. 2. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2021. v. 1. p. 37-57.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, 2018.

CAI, J.; LESTER, F. Por que o Ensino com Resolução de Problemas é Importante para a Aprendizagem do Aluno? Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 60, p. 241-254, 2012. Tradução de BASTOS, A. S. A. M. e ALLEVATO, N. S. G. https://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2014.008 .

DANTE, L. R. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. 1. ed. São Paulo: Ática, 2009.

POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 2001.

POZO, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ONUCHIC, L. R. A resolução de problemas na Educação Matemática: onde estamos? E para onde iremos? Revista Espaço Pedagógico, v. 20, n. 1, p. 88-104, out. 2013. https://doi.org/10.5335/rep.2013.3509.

Downloads

Publicado

2025-09-12

Como Citar

GONÇALVES, J. B.; JUSTULIN, A. M. Dinheiro em Discussão: Implementação da Educação Financeira através de Resolução de Problemas. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49381. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

III Simpósio de Resolução de Problemas na Educação Matemática