Reflexões de futuros professores sobre conhecer diferentes estratégias de resolução de problemas e suas implicações para o ensino de matemática
Palavras-chave:
Formação inicial, Prática pedagógica, Ensino de matemática, Estratégias de resolução de problemasResumo
Este estudo tem como objetivo analisar as reflexões de futuros professores de matemática sobre a importância de conhecer diferentes estratégias de resolução de problemas e suas implicações para a prática docente. A investigação, de natureza qualitativa, foi realizada no contexto da disciplina de Currículo e Didática da Matemática: teoria e prática. Os dados foram produzidos por meio de respostas escritas de licenciandos a duas perguntas reflexivas e organizados por categorias. Os resultados indicam que os participantes compreendem a diversidade de estratégias como um recurso que favorece o desenvolvimento do pensamento crítico, melhora a compreensão dos alunos, amplia o repertório didático e possibilita uma prática mais inclusiva e responsiva. As análises foram fundamentadas no modelo de Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). Conclui-se que refletir sobre estratégias contribui significativamente para a constituição do conhecimento pedagógico e matemático dos futuros professores, evidenciando a importância de experiências formativas que integrem teoria e prática por meio da Resolução de Problemas.
Downloads
Metrics
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. v. 3: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF: MEC/SEB, 2006.
CAMPELO, C. A. Ensino-aprendizagem de matemática via resolução de problemas no PIBID: análise do conhecimento de licenciandos em matemática. 2025. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2025.
CAMPELO, C. S. A.; PROENÇA, M. C. Conhecimento especializado do ensino de função exponencial via resolução de problemas no contexto do PIBID. Educação Matemática Pesquisa. V.27, n.3, p.276-297, 2025.
LESTER, F. K.; CAI, J. Can mathematical problem solving be taught? Preliminary answers from 30 years of research. In: FELMER, P.; PEHKONEN, E.; KILPATRICK, J. (Org.). Posing and solving mathematical problems: Advances and new perspectives. Cham: Springer, 2016. p. 117-135.
LILJEDAHL, P.; CAI, J. Empirical research on problem solving and problem posing: A look at the state of the art. ZDM: The International Journal on Mathematics Education, v. 53, n. 4, p. 723-735, 2021.
MARCATTO, F. S. F. Modelo exploratório de resolução de problemas na formação inicial de professores de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 13, n. 5, p. 1-23, 2022.
MENDES, L. O. R. O processo formativo para o ensino-aprendizagem de matemática via resolução de problemas: análise da compreensão de futuros professores. 2023. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2023.
PROENÇA, M. C. de; CAMPELO, C. da S. A.; OLIVEIRA, A. B. de. Reflexões de licenciandos em Matemática sobre suas estratégias de resolução de um problema de combinação simples. RIPEM, Brasília, v.14, n.1, p.1-14, 2024.
PROENÇA, M. C. Resolução de Problemas: encaminhamentos para o ensino e a aprendizagem de Matemática em sala de aula. Maringá: Eduem, 2018.
PROENÇA, M. C. Resolução de problemas: uma proposta de organização do ensino para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Revista de Educação Matemática, v. 18, e021008, 2021.
PROENÇA, M. C.; CAMPELO, C. S. A.; SANTOS, R. R. Problem Solving in BNCC: reflections for its insertion in the curriculum and in Mathematics teaching at Elementary School. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 13, n. 6, p. 1-20, 2022.
SCHOENFELD, A. H. Mathematical practices, in theory and practice. ZDM: The International Journal on Mathematics Education, v. 52, n. 2, p. 1-13, 2020.
TRAVASSOS, W. B. A aprendizagem de inequação polinomial de 1º grau de uma turma de 7º ano do ensino fundamental: análise do contexto formativo de uma sequência didática via resolução de problemas. 2023. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2023.
























