Resolução de problemas matemáticos por meio do uso coordenado do ChatGPT e do GeoGebra
Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Inteligência Artificial Generativa, ChatGPT, GeoGebra, Raciocínio MatemáticoResumo
Atualmente, professores e estudantes mobilizam diversas tecnologias digitais na busca por informações relacionadas à compreensão de conceitos, à resolução de problemas e à discussão de ideias. Este estudo examina como um grupo de seis professores em exercício no Ensino Médio integra, de forma coordenada, o ChatGPT e o GeoGebra em atividades de resolução de problemas nos domínios da álgebra, geometria analítica e cálculo diferencial. Sob uma abordagem qualitativa exploratória, a pesquisa visa analisar os diálogos estabelecidos com o ChatGPT e as construções dinâmicas realizadas no GeoGebra durante um seminário de atualização e formação docente, guiado por um marco metodológico de seis fases, que contempla o diálogo inicial, a análise crítica das respostas da ferramenta, a redirecionamento exploratório, a solicitação de métodos alternativos, a reflexão retrospectiva e a construção de modelos dinâmicos no GeoGebra. Os achados revelam dois tipos de raciocínios complementares: o algébrico-analítico, favorecido pelo ChatGPT, que impulsiona a criação de modelos algébricos; e o dinâmico-geométrico, favorecido pelo GeoGebra, que facilita a validação gráfica e a exploração dinâmica. A coordenação de ambas as ferramentas promove processos metacognitivos que permitem aos docentes avaliar e refinar continuamente suas soluções. Conclui-se que a combinação entre inteligência artificial generativa e ambientes de geometria dinâmica configura um modelo pedagógico promissor para o fortalecimento das competências de resolução de problemas.
Downloads
Metrics
Referências
AMOS, A.; RINA, A.; SHULAMIT, R. ChatGPT is a remarkable tool—for experts. Data Intelligence, v. 6, n. 1, p. 240–296, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1162/dint_a_00235. Acesso em: 16 de maio de 2025.
BAIDOO-ANU, D.; OWUSU ANSAH, L. Education in the era of generative artificial intelligence (AI): understanding the potential benefits of ChatGPT in promoting teaching and learning. Journal of AI, v. 7, n. 1, p. 52–62, 2023. DOI: https://doi.org/10.33902/JPR.202426428.
DEVLIN, J.; CHANG, M.–W.; LEE, K.; TOUTANOVA, K. BERT: Pre-training of deep bidirectional transformers for language understanding. arXiv preprint, arXiv:1810.04805, 2018. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1810.04805. Acesso em: 16 de maio de 2025.
ENGELBRECHT, J.; BORBA, M. Recent developments in using digital technology in mathematics education. ZDM: Mathematics Education, v. 56, n. 2, p. 281–292, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11858-023-01530-2. Acesso em: 16 de maio de 2025.
ENGELBRECHT, J.; OATES, G.; BORBA, M. Artificial Intelligence and Social Media in Mathematics Education. In: ENGELBRECHT, J.; OATES, G.; BORBA, M. (Eds.). Social Media in the Changing Mathematics Classroom. Advances in Mathematics Education. Cham: Springer Cham, 2025. p. 43–65. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-031-82837-9.
FLORIDI, L.; CHIRIATTI, M. GPT-3: Its nature, scope, limits, and consequences. Minds & Machines: Journal for Artificial Intelligence, Philosophy and Cognitive Science, v. 30, n. 4, p. 681–694, 2020.
GETENET, S. Pre-service teachers and ChatGPT in multistrategy problem-solving: implications for mathematics teaching in primary schools. International Electronic Journal of Mathematics Education, v. 19, n. 1, art. em0766, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.29333/iejme/14141.
JEON, J.; LEE, S. Large language models in education: a focus on the complementary relationship between human teachers and ChatGPT. Education and Information Technologies, v. 28, p. 15873–15892, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10639-023-11834-1.
LESTER, F.; CAI, J. Can mathematical problem solving be taught? Preliminary answers from 30 years of research. In: FELMER, P.; PEHKONEN, E.; KILPATRICK, J. (Eds.). Posing and solving mathematical problems: Advances and new perspectives. Springer, 2016. p. 19-38.
LO, C. K. What is the impact of ChatGPT on education? A rapid review of the literature. Education Sciences, v. 13, n. 4, p. 410, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci13040410.
McCARTHY, J.; MINSKY, M. L.; ROCHESTER, N.; SHANNON, C. E. A proposal for the Dartmouth Summer Research Project on artificial intelligence, August 31, 1955. AI Magazine, v. 27, n. 4, p. 12, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1609/aimag.v27i4.1904. Acesso em: 16 de maio de 2025.
OPESEMWO, O. A. G.; NDLOVU, M. Artificial intelligence in mathematics education: the good, the bad, and the ugly. Journal of Pedagogical Research, v. 8, n. 3, p. 333–346, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.33902/JPR.202426428.
PLEVRIS, V.; PAPAZAFEIROPOULOS, G.; JIMÉNEZ, R. A. Chatbots put to the test in math and logic problems: a comparison and assessment of ChatGPT-3.5, ChatGPT-4, and Google Bard. AI, v. 4, n. 4, p. 949–969, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ai4040048.
POLYA, G. How to solve it. Princeton: Princeton University Press, 1945.
RUDOLPH, J.; TAN, S.; TAN, S. ChatGPT: bullshit spewer or the end of traditional assessments in higher education? Journal of Applied Learning & Teaching, v. 6, n. 1, p. 1–22, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.37074/jalt.2023.6.1.9.
SANTOS-TRIGO, M. Problem-solving in mathematics education. In: LERMAN, S. (Ed.). Encyclopedia of mathematics education. Springer, 2020. p. 686–693. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11858-024-01578-8. Acesso em: 16 de maio de 2025.
SANTOS-TRIGO, M. Trends and developments of mathematical problem-solving research to update and support the use of digital technologies in post-confinement learning space. In: TOH, T. L.; SANTOS-TRIGO, M.; CHUA, P. H.; ABDULLAH, N. A.; ZHANG, D. (Eds.). Problem posing and problem solving in mathematics education: international research and practice trends. Springer, 2023. p. 7–32. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-981-99-7205-0.
SANTOS-TRIGO, M. Problem solving in mathematics education: tracing its foundations and current research-practice trends. ZDM Mathematics Education, v. 56, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11858-024-01578-8.
TURING, A. Computing machinery and intelligence. Mind: A Quarterly Review of Psychology and Philosophy, v. 59, n. 236, p. 433–460, 1950. Disponível em: https://doi.org/10.1093/mind/lix.236.433. Acesso em: 16 de maio de 2025.
WARDAT, Y.; TASHTOUSH, M. A.; ALALI, R.; JARRAH, A. M. ChatGPT: a revolutionary tool for teaching and learning mathematics. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 19, n. 7, art. em2286, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.29333/ejmste/13272.
YOON, H.; HWANG, J.; LEE, K.; ROH, K. H.; KWON, O. N. Students’ use of generative artificial intelligence for proving mathematical statements. ZDM Mathematics Education, v. 56, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11858-024-01629-0.
























