As compreensões de licenciandos em Pedagogia sobre o uso do EAMvRP para o ensino da geometria

Autores

Palavras-chave:

Formação inicial, Ensino-Aprendizagem, Resolução de Problemas, Futuros Pedagogos

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as compreensões de licenciandos em Pedagogia sobre o Ensino-Aprendizagem da Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP) para ensinar geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com 27 licenciandos de uma universidade pública do interior do Paraná, participantes de uma formação docente dentro da disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática II. Durante a formação, aconteceram discussões na direção teórico-prática referente à literatura sobre a Resolução de Problemas no ensino-aprendizagem da matemática nos Anos Iniciais e, de modo específico, no ensino-aprendizagem da geometria. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários e a análise foi realizada com base na Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que os futuros pedagogos compreendem que o EAMvRP contribui para, dentre outros aspectos, dar significado para a matemática, contextualizar o ensino e tornar o aluno agente principal no processo de construção do seu conhecimento. Além disso, percebem a importância do uso dos conhecimentos prévios dos alunos e do trabalho em equipe. Em contrapartida, no que tange a elaboração e implementação de propostas de ensino nos Anos Iniciais, os licenciandos demonstraram incertezas direcionadas à demanda do tempo necessário tanto para o planejamento da proposta quanto para a sua implementação em sala de aula, dificuldades para realizar a previsão de estratégias para resolver o problema, e preocupação em relação as dificuldades dos alunos da Educação Básica para resolverem problemas. Concluímos que os encontros formativos possibilitaram momentos de reflexões atrelados a articulação entre teoria e uma possível prática de sala de aula, o que contribuiu para que fosse gerado um espaço de formação que favoreceu a compreensão dos conhecimentos do conteúdo (da geometria) e dos conhecimentos pedagógicos (uso da Resolução de Problemas para ensinar matemática) dos futuros pedagogos.

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

MAIA-AFONSO, Érika J. As compreensões de licenciandos em Pedagogia sobre o uso do EAMvRP para o ensino da geometria . Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49266. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

III Simpósio de Resolução de Problemas na Educação Matemática