A ação de identificar Fake News na perspectiva de futuros professores de ciências e matemática
Palavras-chave:
Diagnóstico; Formação de Professores; Orientação; Ação de Identificar Fake News.Resumo
Estudos acerca de habilidade são relevantes para o contexto de ensino e aprendizagem. Dentro dos estudos sobre essa temática, diagnosticar a compreensão inicial acerca de um determinado conhecimento é relevante, pois o uso de estratégias de avaliação formativa e somativa pode ajudar os educadores a monitorar o progresso dos alunos em relação ao seu aprendizado. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo caracterizar a compreensão de futuros professores acerca da ação de identificar fake news. O contexto estudado foi o Instituto de Formação de Educadores (IFE), campus da Universidade Federal do Cariri (UFCA), localizado na cidade de Brejo Santo-CE e teve como participantes estudantes de formação inicial do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a Prova Pedagógica, os dados foram analisados de acordo com a orientação adotada como referência. Os resultados abordam as compreensões dos participantes, que teve como referência o Esquema da Base Orientadora Completa da Ação (EBOCA) para identificação de fake news. Partindo de uma orientação adequada, visando comparar as aproximações e distanciamentos dos participantes, foi possível identificar, a partir do diagnóstico realizado com os estudantes de graduação que suas respostas se aproximam parcialmente do modelo de orientação adotado como referência. Esse fato revela a importância de abordar o tema no contexto de formação de educadores, visando desempenhar um papel fundamental na educação dos estudantes, capacitando-os para ensinar sobre a importância do pensamento crítico, possibilitando que ele não seja manipulado por terceiros.
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