Resoluções de problemas de Comparação e Composição de Transformação do Campo Aditivo: um estudo diagnóstico com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Avaliação Diagnóstica, Resolução de Problemas, Comparação, Composição de TransformaçãoResumo
Neste texto pretendemos analisar as resoluções de estudantes de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental ao lidarem com problemas envolvendo significados de Comparação e Composição de Transformação a partir de uma avaliação diagnóstica. Para tanto, recorremos a uma metodologia de natureza qualitativa, de tipologia documental e técnica análise de conteúdo, no qual adotamos como corpus de análise o documento denominado Orientador para sondagem de matemática — Ciclo de Alfabetização e Interdisciplinar— Ensino Fundamental (SÃO PAULO, 2018), da Secretaria Municipal de Educação do Município de São Paulo. Para o desenvolvimento da pesquisa, buscamos aprofundamento teórico nos estudos de Vergnaud (1996;2009) e de outros pesquisadores que se debruçaram na Teoria Conceitual Aditiva. Dentre os resultados, constatamos que a maioria dos estudantes tiveram resultados satisfatórios em relação ao problema envolvendo a ideia de Comparação. Todavia, em se tratando do problema envolvendo o significado de Composição de Transformação, uma parte dos estudantes não foram capazes de compreender o cálculo relacional. Um aspecto que merece destaque é que todos os estudantes utilizaram como recurso para resolverem os problemas uma única técnica, o algoritmo convencional, o que sugere uma limitação no repertório de análise do cálculo relacional.
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Referências
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