Inclusão Escolar e Ensino da Matemática: o que revelam as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental?

Autores

  • Mariana Araujo Ferreira Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Edilson de Araújo dos Santos Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Inclusão Escolar, Ensino da Matemática, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

Neste artigo, expomos uma pesquisa que teve como objetivo investigar as formas de adequação curricular e metodológica na disciplina de Matemática direcionadas a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), propostas por professoras dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Mediante uma pesquisa de campo de modelo exploratório, realizamos a coleta de dados por meio de questionários enviados às professoras que atuam com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com os dados da investigação, buscamos analisá-los a partir dos princípios da Teoria Histórico-Cultural (THC). Como resultados identificamos que a formação continuada específica para atuar com os estudantes com TEA é falha, o que para as profissionais dificulta o processo de adequar-se ao currículo e elaborar proposições de ensino para esses alunos. As docentes participantes indicaram como uma possível solução o uso de materiais concretos, jogos, como uma forma de adequação metodológica para o ensino de matemática.

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Biografia do Autor

Mariana Araujo Ferreira, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Campo Mourão)

Edilson de Araújo dos Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pedagogo e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Educação Especial pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), vinculada a Universidade de São Paulo (USP). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Ensino e Aprendizagem de Matemática na Infância (GEPEAMI/USP/CNPq), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Infância (GEPEMATI/UEM/CNPq) e do Grupo de Pesquisa e Ensino Trabalho Educativo e Escolarização (GENTEE/UEM/CNPq). Integrante da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM). Atualmente é Professor no Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2025-03-05

Como Citar

FERREIRA, M. A.; SANTOS, E. de A. dos. Inclusão Escolar e Ensino da Matemática: o que revelam as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental?. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/44197. Acesso em: 9 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos