Produtos Educacionais para o Ensino, a Aprendizagem e a Formação em Educação Matemática

contribuições do PPG Educação Matemática UFJF

  • Fernanda Angelo Pereira Escola Municipal Coronel Ribeiro dos Reis, Pirapetinga, MG, Brasil
  • Chang Kuo Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, Brasil
  • Maria Cristina Araújo de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, Brasil
Palavras-chave: Educação Matemática, Mestrado Profissional, Produto Educacional, Tendência Temática, PPGEM

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma caracterização dos Produtos Educacionais produzidos pelo PPG em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ao longo de seus 10 anos de existência.  Dada a vinculação dos Produtos às Dissertações ambos foram objeto de análise. O trabalho de análise das Dissertações para identificar focos e subfocos tomou como referência inicial estudos anteriores de Fiorentini que categorizavam as temáticas de investigação em Educação Matemática. Contudo, precisaram ser adaptados e ampliados, pois com uma diferença temporal de quase 20 anos, novas problemáticas de pesquisa foram constituídas. Assim, emergiram novos focos e subfocos dada a diversidade temática observada nessas produções. A análise permitiu identificar a convergência das Dissertações e Produtos Educacionais com as linhas de pesquisa consideradas no Programa, bem como a prevalência de três temáticas de investigação: Educação Financeira, História da Educação Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática. De acordo com os resultados do mapeamento dos Produtos Educacionais, foi constatado que a predominância é de trabalhos com foco nos mesmos temas das dissertações, além de uma quantidade significativa que trata de temas relacionados à Geometria. Foi observado também que grande parte dos Produtos é apresentada na forma de atividades e tarefas, igualmente destinada a professores e alunos.

Referências

BRASIL. Considerações sobre Classificação de Produção Técnica: ensino. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Brasília, 2016.

BRASIL, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área - Ensino, Brasília, 2019.

CARVALHO, J. B. P. F. O que é educação matemática. Temas e Debates, Rio Claro, SP, v. 4, n.3, p. 17-26, 1991.

D’AMBROSIO, U. Educação Matemática da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.

FIORENTINI, D. Mapeamento e balanço dos trabalhos do GT-19 (Educação Matemática) no período de 1998 a 2001. Reunião Anual da ANPEd, 25., 2005, Caxambú, MG. Anais... Caxambú, MG: [s.n.], 2002, p. 1-17.

MASSI, L.; CARVALHO, H.; GIORDAN, M. Perfil Socioformativo dos Orientadores, Heterogeneidade e Hierarquia Social na área de Ensino da Capes. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 25, p. 421-432, 2020.
Publicado
2020-08-05
Seção
Programas Profissionais