Estratégias de Renovação Pedagógica: a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960

Authors

  • Diogo Franco Rios
  • Maria Cecília Bueno Fischer

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2018.v2.27363

Keywords:

História da Educação Matemática, Ensino Primário, CPOE/RS, Estratégias, Livro Didático

Abstract

The text analyses two strategies used in the 1960s by the Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático of the Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais of Rio Grande do Sul/Brazil (CPOE/RS), instructing primary school teachers how to choose a Mathematics textbook. There were analyzed three articles published in the Revista do Ensino/RS that presents guidelines established by the CPOE/RS to the choice of books and a list of recommended math books published in the Bulletin of that Comission. The analysis highlights that such strategies reinforce the mark of a centralized management carried out by the Centro, which tried to define the choices of textbooks by the teachers and, thus, to adapt the primary school of Rio Grande do Sul/Brazil to the renewal proposals that were been practiced on that decade.

Downloads

Metrics

PDF views
197
Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202617
|

References

ALVES, A. M. M. A Matemática Moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos estrada iluminada e nossa terra nossa gente. 2013. 324f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2013.
BASTOS, M. H. C.; BUSNELLO, F. Pedagogia em imagens: a Revista do Ensino/RS (1951-1978): entre imagens e discursos. In: V ANPED Sul. Curitiba: PUCPR, 2004.
CABEDA, A. V. et al. Instruções Gerais para escolha do livro didático nas escolas do Rio Grande do Sul. Boletim do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais. Porto Alegre: SEC/CPOE, p. 34-36, 1964a.
CABEDA, A. V. et al. O Livro Didático. Boletim do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais. Porto Alegre: SEC/CPOE, p. 74-80, 1964b.
CABEDA, A. V. et al. A Escolha do Livro Didático. Boletim do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais. Porto Alegre: SEC/CPOE, p. 80-86, 1964c. CABEDA, A. V. et al. O Livro Didático. Revista do Ensino, Porto Alegre, ano XIII, n. 100, p. 2-5, 1965a. CABEDA, A. V. et al. Instruções Gerais para escolha do livro didático nas escolas do Rio Grande do Sul. Revista do Ensino, Porto Alegre, ano XIII, n. 102, p. 2-3, 1965b. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132820 CABEDA, A. V. et al. A Escolha do Livro Didático. Revista do Ensino, Porto Alegre, ano XIII, n. 103, p. 4-6; 16, 1965c.
CAMPOS, O. Bibliografia para a didática do ensino da Matemática. Boletim do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais. Porto Alegre: SEC/CPOE, p. 216, 1963.
CERTEAU, M. A Invenção do Cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
CHAUÍ, M. S. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 3. ed. São Paulo: Moderna, 1982.
DIAS, A. L. M. O Movimento da Matemática Moderna: uma rede internacional científico-pedagógica no período da Guerra Fria. In: Jornadas Latino-americanas de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias, 2008. Anais... Rio de Janeiro: Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, 2008.
FISCHER, M. C. B.; FISCHER, B. T. D. Boletins do CPOE/RS (1947-1966): recortes sobre o ensino da Matemática e a gestão dos processos avaliativos. Acta Scientiae (ULBRA), v. 17, p. 76-93, 2015. FISCHER, M. C. B.; RIOS, D. F. Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS: os livros didáticos de matemática. In: Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares?, 14., 2016, Natal. Comunicações... Natal: UFRN, 2016. p. 1-14.
KERTÉSZ, I.; DURO, L. M. P.; MOTTA, M. J. P. Orientação Bibliográfica para o Ensino Primário. Boletim do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais e de Execução Especializada – Volume III - orientação. Anos de 1965-1966. Porto Alegre: SEC/CPOE, p. 293-309, 1966.
KREMER, A. C. Oficio circular nº 3. Boletim do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais e de Execução Especializada – Volume III - orientação. Anos de 1965-1966. Porto Alegre: SEC/CPOE, p. 293, 1966.
OLIVEIRA FILHO, F. O PABAEE e o Ensino de Aritmética: a contribuição da professora Rizza de Araújo Porto. In: Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática, 3., 2015, Belém. Anais... Belém: SBHMat, 2015. p. 1101-1116.
PERES, E. T. Aprendendo formas de pensar, de sentir e de agir a Escola como oficina da vida: discursos pedagógicos e práticas escolares da escola primária pública gaúcha (1909-1959). Tese (Doutorado) - Belo Horizonte: FAE/UFMG, 2000.
______. Cartilhas produzidas por autoras gaúchas: um estudo sobre a circulação e o uso em escolas do Rio Grande Do Sul (1940-1980). Revista Brasileira de Alfabetização, 2015, p. 177-203.
QUADROS, C. Reforma, ciência e profissionalização da educação: o Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais do Rio Grande do Sul. Tese (Doutorado) – PPGEDU, UFRGS, 2006.
QUADROS, C.; STEPHANOU, M. Reforma educacional e produção de modos de ser e pensar: A experiência do Rio Grande do Sul nos anos 30 a 50 do século 20. Revista Lusófona de Educação, 2011, p. 97-110.
RIBEIRO, E. R. Prefácio. Boletim do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais. Porto Alegre: SEC/CPOE, p. 9, 1947.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Educação e Cultura - Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais. Concurso para a Elaboração de um Livro para o 1º Ano. Revista do Ensino, Porto Alegre, ano VI, n. 43, p. 11-14, 1957.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Educação e Cultura. Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais. Programa Experimental de Matemática. Revista do Ensino, Porto Alegre, n. 66, p. 8-13, mar. 1960.
RIOS, D. F.; BURIGO, E. Z.; OLIVEIRA FILHO, F. O Movimento da Matemática Moderna: sua difusão e institucionalização. In: OLIVEIRA, M. C. A. de; SILVA, M. C. L.; VALENTE, W. R. (Org.). O Movimento da Matemática Moderna: história de uma revolução curricular. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011. p. 21-53.
TOTTA, Z. M. Ofício-circular nº 22. Boletim do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais e de Execução Especializada – Volume II – orientação. Anos de 1963-1964. Porto Alegre: SEC/CPOE, p. 34, 1964.
VAHL, M. M. Notas sobre a trajetória profissional da professora Sydia Sant'Anna Bopp e sua produção. In: IX ANPEDSUL. Caxias do Sul: EDUCS, 2012. p. 1-15.

Published

2019-02-01

How to Cite

RIOS, D. F. .; FISCHER, M. C. B. . Estratégias de Renovação Pedagógica: a atuação da Comissão de Estudo do Livro e do Material Didático do CPOE/RS na escolha dos livros didáticos de matemática nos anos 1960. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 2, n. 1, 2019. DOI: 10.34019/2594-4673.2018.v2.27363. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/27363. Acesso em: 13 may. 2025.