Uma proposta para a presença curricular da geometria das transformações

Autores

  • Adlai Ralph Detoni
  • Débora Bordonal Senra Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2018.v2.27361

Palavras-chave:

Geometria das Tansformações, Fenomenologia, Investigação, Colaboração, Software Gráfico

Resumo

Este artigo traz resultados de uma pesquisa realizada que abordou a Geometria das Transformações, objetivando refletir sobre suas possibilidades de estar presente nas práticas curriculares da Geometria Escolar. Apresenta parte da revisão bibliográfica feita nos estudos dos autores, compreendendo propostas de alguns estudiosos brasileiros de alternativas ao que tradicionalmente se observa em nossas salas de aula. Junto a contribuições da literatura, apresentam-se as articulações que os autores constituíram para a prática geométrica em ambiente investigativo mediada por um software gráfico, a partir de um grupo de aprendizes em atitude colaborativa. Justifica-se uma pesquisa de campo realizada junto a licenciandos, toda ela pensada e analisada em seus dados com fundamentação metodológica na Fenomenologia. Com as análises convergentes para grupos compreensivos de ideias manifestadas pelos sujeitos, fazem-se considerações conclusivas quanto à pertinência das intenções propostas, entendendo-se novos valores pedagógicos, epistemológicos e didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BARRETO, M. D. S.; TAVARES, S. Do mito da Geometria Euclidiana ao ensino das Geometrias Não Euclidianas. In: Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Ilhéus: SBEM, 2010. p. 1-10.
BICUDO, M. A. V. A. A pesquisa qualitativa olhada para além de seus procedimentos. In: BICUDO, M. A. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.
CATUNDA, O. et al. As transformações geométricas e o ensino da Geometria. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1990.
CIFUENTES, C. C. Fundamentos Estéticos da Matemática – da habilidade à sensibilidade. In: Bicudo, M A V. (Org.) Filosofia da Educação Matemática: Concepções e Movimento. Brasília: Plano Editora, 2003. p. 59/79.
CLAIRAUT, M. Elementos de Geometria. Lisboa: Regia Officina Typografica, 1772.
DIENES, Z., GOLDING, E. Exploração do Espaço. São Paulo: Melhoramentos, 1959.
FROTA, M.C.R. Experiência matemática e investigação matemática. V CIBEM, Porto, Portugal, jul. 2005. Disponível em: http://www.matematica.pucminas.br/Grupos de Trabalho/Grupo PINEM> Acesso em: 18 out. 2016.
INTERNATIONAL COMMISSION ON MATHEMATICS INSTRUCTION - ICMI. Perspectives on teaching of geometry for the 21st century. In: Education Studies in mathematics, v. 28, 1995.
KLEIN, F. O programa de Erlangen. in: FERNANDES, N. C. (Trad.) O programa de Erlangen de Félix Klein: considerações comparativas sobre as pesquisas geométricas modernas. São Paulo: Ifusp, 1984, 2-78.
MERLEAU-PONTY, M. O Primado da percepção e suas consequências filosóficas. Campinas: Papirus, 1990.
OLIVEIRA, D. B. S. A constituição de conhecimento colaborado em geometria das transformações com ferramentas dinâmicas. Dissertação de Mestrado. 2017.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G., Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro (SP), v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011
Pais, L. C. Intuição, Experiência e Teoria Geométrica. Zetetiké, Campinas, SP. v.4, n. 6, p. 45-63. jul/dez. 1996
PAULO, R. M. O significado dos diagramas na produção do conhecimento geométrico. In: Bicudo, M. A. V. (Org.) Filosofia da Educação Matemática: fenomenologia, concepções, possibilidades didático-pedagógicas. São Paulo: Ed. Unesp, 2010. P. 169/192.
PIAGET, J, ; GARCIA, R. Psicogênese e História das Ciências. Traduzido por Maria F. M. R. Jesuíno. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987.
PONTE, J. P. Investigar, Ensinar e Aprender. Actas do ProfMat (CD-ROM, p.25-39). Lisboa: APM, 2003.
SILVA, MCL. BONGIOVANNI, V. VALENTE, WR. Abandono da Geometria? Vivam as Geometrias! Belém: SBEM-PA, 2011.

Downloads

Publicado

2019-02-01

Como Citar

DETONI, A. R. .; OLIVEIRA, D. B. S. . Uma proposta para a presença curricular da geometria das transformações. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 2, n. 1, 2019. DOI: 10.34019/2594-4673.2018.v2.27361. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/27361. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos