Síntese e caracterização de tiossemicarbazonas derivadas de chalconas

Autores

  • Jeferson Gomes Da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Karoliny Gonçalves Matias Santos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

chalconas, tiossemicarbazonas, antimicrobianos

Resumo

O número de morte por infecções diminui significativamente após o aparecimento dos primeiros agentes antimicrobianos eficientes. Contudo, o uso indiscriminado e a exposição prolongada dos indivíduos aos mesmos têm possibilitado a aparecimento de microrganismos resistentes. Deste modo, vários estudos têm alertado sobre a importância de pesquisas visando o desenvolvimento de novos agentes antimicrobianos. Dentre as várias classes de compostos orgânicos certamente podemos destacar o potencial antimicrobiano de tiossemicarbazonas e chalconas. Uma vez que há poucos relatos sobre a atividade biológica de moléculas oriundos da condensação de chalconas e tiossemicarbazonas, interessou-nos
sintetizar e avaliar a atividade antimicrobiana destes compostos. As chalconas foram sintetizadas a partir da reação de aldeídos com cetonas em meio básico, sendo preparados quatorze derivados com modificações tanto na porção do aldeído quanto da cetona. Tiossemicarbazonas foram preparadas a partir da reação das respectivas chalconas com tiossemicarbazida. Os compostos obtidos foram caracterizados por espectroscopia na região do infravermelho e espectros de ressonância magnética nuclear. Os compostos estão sendo avaliados quanto à sua atividade antimicrobiana contra bactérias gram-positivas (Staphylococcus aureus), gram-negativas (Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa) e fungos filamentosos (Candida ssp.).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

SILVA, J. G. D. .; SANTOS, K. G. M. . Síntese e caracterização de tiossemicarbazonas derivadas de chalconas. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48073. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)