Síntese e caracterização de tiossemicarbazonas derivadas de chalconas
Palavras-chave:
chalconas, tiossemicarbazonas, antimicrobianosResumo
O número de morte por infecções diminui significativamente após o aparecimento dos primeiros agentes antimicrobianos eficientes. Contudo, o uso indiscriminado e a exposição prolongada dos indivíduos aos mesmos têm possibilitado a aparecimento de microrganismos resistentes. Deste modo, vários estudos têm alertado sobre a importância de pesquisas visando o desenvolvimento de novos agentes antimicrobianos. Dentre as várias classes de compostos orgânicos certamente podemos destacar o potencial antimicrobiano de tiossemicarbazonas e chalconas. Uma vez que há poucos relatos sobre a atividade biológica de moléculas oriundos da condensação de chalconas e tiossemicarbazonas, interessou-nos
sintetizar e avaliar a atividade antimicrobiana destes compostos. As chalconas foram sintetizadas a partir da reação de aldeídos com cetonas em meio básico, sendo preparados quatorze derivados com modificações tanto na porção do aldeído quanto da cetona. Tiossemicarbazonas foram preparadas a partir da reação das respectivas chalconas com tiossemicarbazida. Os compostos obtidos foram caracterizados por espectroscopia na região do infravermelho e espectros de ressonância magnética nuclear. Os compostos estão sendo avaliados quanto à sua atividade antimicrobiana contra bactérias gram-positivas (Staphylococcus aureus), gram-negativas (Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa) e fungos filamentosos (Candida ssp.).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jeferson Gomes Da Silva, Karoliny Gonçalves Matias Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).