COMPLEXO RH(III)/PCD
síntese, caracterização e seu potencial imunomodulador in vitro E in vivo
Palavras-chave:
Policiclodextrinas, Ródio, ImunomodulaçãoResumo
O tratamento das doenças inflamatórias enfrenta grandes desafios relacionados aos efeitos indesejados dos anti-inflamatórios atualmente disponíveis, o que torna necessário o desenvolvimento de novos agentes farmacológicos. A nanomedicina dispõe de ferramentas que permitem o desenvolvimento de sistemas de liberação controlada de fármacos com a utilização de nanoestruturas como ciclodextrinas. Atualmente é crescente o interesse nas atividades biológicas de complexos organometálicos. O cloreto de ródio (III) (RhCl3) é muito versátil em função da sua estrutura, seus elétrons desemparelhados fornecem atividade catalítica e troca de elétrons com radicais livres, dessa forma, a complexação de RhCl3 com polímeros pode melhorar sua biodisponibilidade. Dessa forma, o presente estudo objetivou sintetizar, caracterizar e avaliar as atividades biológicas do complexo de coordenação de ródio (III) com policiclodextrina. A caracterização estrutural foi realizada por espectroscopia de infravermelho, pela qual foi possível observar mudanças em vários modos vibracionais da pCD após a formação do complexo; por ressonância magnética nuclear de 1H, que confirmou as interações intermoleculares ocorridas durante a formação do complexo por variações no deslocamento químico dos sinais de hidrogênio. A titulação calorimétrica isotérmica mostrou que a complexação é direcionada por entalpia e por entropia, com estequiometria 1:3. A avaliação das atividades biológicas in vitro foi realizada através de ensaios de citotoxicidade, genotoxicidade, determinação da produção de óxido nítrico e avaliação da expressão do fator de transcrição NF ĸB e mostrou que o complexo sintetizado promoveu a diminuição da produção de óxido nítrico e da expressão de NF-ĸB nas linhagens de macrófago RAW 264.7 e J774A.1 mantendo a viabilidade celular e sem promover danos ao seu material genético. Para avaliação in vivo foram utilizados os modelos de indução de edema de pata em camundongos pela inoculação de carragenina (inflamação aguda) e pela inoculação de ovalbumina (hipersensibilidade tardia). Os resultados mostraram que o ródio promoveu a redução do edema de pata de forma semelhante à dexametasona. Foi mostrado ainda que o complexo também reduziu o edema, e que esse fato está relacionado ao potencial da policiclodextrina em otimizar a atividade do ródio. Maiores estudos devem ser realizados para avaliar as vias que estão envolvidas na atividade anti-inflamatória dos complexos de coordenação à base de ródio para viabilizar a exploração do seu potencial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Juliane de Carvalho Albuquerque, Paloma Esteves de Carvalho, Sandra Bertelli Ribeiro de Castro, Caio Cesar de Souza Alves, Jeferson Gomes da Silva, Ângelo Márcio Leite Denadai

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).