Observatório de Bioquímica e Imunologia Como Estratégia Educacional para o Ensino Fundamental nas Escolas Públicas de Governador Valadares

Autores/as

  • Dirce Ribeiro de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Lúcia Alves de Oliveira Fraga Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Arthur de Pinho Mendes da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Daniela Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Diogo Quintino de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Gustavo Henrique Coelho de Pinho Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Maria Júlia Machado Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Talita Ramos Siqueira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palabras clave:

Escolas públicas, Ciências, Imunologia, Bioquímica

Resumen

Introdução: O uso de metodologias de ensino mais interativas corrobora diretamente para a consolidação da aprendizagem, por ser uma maneira de desconstruir o modelo tradicional, centrado na figura do professor. Objetivo: Disseminar os conhecimentos de Bioquímica e de Imunologia ensinados na Universidade Federal de Juiz de Fora - campus Governador Valadares, para os alunos do ensino fundamental das escolas públicas, despertando neles o interesse pela Ciência. Metodologia: O projeto foi desenvolvido no período de agosto de 2018 a setembro de 2019 por professores da UFJF-GV juntamente com estudantes do curso de Medicina, em parceria com a Secretaria Regional de Educação de Governador Valadares (SRE-GV). O público alvo foram estudantes de quatro turmas regularmente matriculados no 9a ano do ensino fundamental da Escola Estadual Prefeito Joaquim Pedro Nascimento. Foram realizadas atividades práticas associadas à contextualização teórica do ensino de Ciências, após a apresentação e discussão teórica dos temas propostos. Tais atividades ocorreram mensalmente no laboratório de Ciências da escola, e eram pré-agendadas com o professor responsável. Ao fim de cada atividade prática, os alunos foram solicitados para responderem um questionário, para avaliação do trabalho realizado. Resultados: Foram realizadas oito atividades lúdicas e de experimentação em laboratório com os estudantes. As dinâmicas desenvolvidas foram: “Alimentação Saudável”, com a participação de 73 estudantes; “Lesão e processo inflamatório”, com a participação de 85 alunos na primeira vez (2018) e com 90 alunos na segunda vez (2019); “Mudança de pH – repolho roxo”, com a participação de 84 alunos na primeira vez (2018) e com 113 alunos na segunda vez (2019); “Filtração de água”, com a participação de 104 alunos; “Microscópio a laser”, com a participação de 93 alunos; “Onde está o amido?”, com a presença de 59 alunos participantes. Houve discrepância no número de alunos nas dinâmicas, devido a diversos fatores que contribuíram pra a ausência a aula, tais como: eventos internos da escola e condições climáticas desfavoráveis. Conclusão: As atividades desenvolvidas geraram estímulos da capacidade crítica e criativa dos alunos,
graças à presença da interdisciplinaridade e transversalidade nas dinâmicas, o que contribuiu para melhorias no processo de aprendizagem e qualidade de vida, colaborando também para um maior comprometimento social por partes dos acadêmicos.

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Publicado

2025-05-20

Cómo citar

OLIVEIRA, D. R. de .; FRAGA, L. A. de O. .; SILVA, A. de P. M. da .; BARBOSA, D. .; SOUZA, D. Q. de .; PINHO, G. H. C. de .; MACHADO, M. J. .; SIQUEIRA, T. R. . Observatório de Bioquímica e Imunologia Como Estratégia Educacional para o Ensino Fundamental nas Escolas Públicas de Governador Valadares. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48174. Acesso em: 5 dic. 2025.

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