Observatório de Bioquímica e Imunologia Como Estratégia Educacional para o Ensino Fundamental nas Escolas Públicas de Governador Valadares
Keywords:
Escolas públicas, Ciências, Imunologia, BioquímicaAbstract
Introdução: O uso de metodologias de ensino mais interativas corrobora diretamente para a consolidação da aprendizagem, por ser uma maneira de desconstruir o modelo tradicional, centrado na figura do professor. Objetivo: Disseminar os conhecimentos de Bioquímica e de Imunologia ensinados na Universidade Federal de Juiz de Fora - campus Governador Valadares, para os alunos do ensino fundamental das escolas públicas, despertando neles o interesse pela Ciência. Metodologia: O projeto foi desenvolvido no período de agosto de 2018 a setembro de 2019 por professores da UFJF-GV juntamente com estudantes do curso de Medicina, em parceria com a Secretaria Regional de Educação de Governador Valadares (SRE-GV). O público alvo foram estudantes de quatro turmas regularmente matriculados no 9a ano do ensino fundamental da Escola Estadual Prefeito Joaquim Pedro Nascimento. Foram realizadas atividades práticas associadas à contextualização teórica do ensino de Ciências, após a apresentação e discussão teórica dos temas propostos. Tais atividades ocorreram mensalmente no laboratório de Ciências da escola, e eram pré-agendadas com o professor responsável. Ao fim de cada atividade prática, os alunos foram solicitados para responderem um questionário, para avaliação do trabalho realizado. Resultados: Foram realizadas oito atividades lúdicas e de experimentação em laboratório com os estudantes. As dinâmicas desenvolvidas foram: “Alimentação Saudável”, com a participação de 73 estudantes; “Lesão e processo inflamatório”, com a participação de 85 alunos na primeira vez (2018) e com 90 alunos na segunda vez (2019); “Mudança de pH – repolho roxo”, com a participação de 84 alunos na primeira vez (2018) e com 113 alunos na segunda vez (2019); “Filtração de água”, com a participação de 104 alunos; “Microscópio a laser”, com a participação de 93 alunos; “Onde está o amido?”, com a presença de 59 alunos participantes. Houve discrepância no número de alunos nas dinâmicas, devido a diversos fatores que contribuíram pra a ausência a aula, tais como: eventos internos da escola e condições climáticas desfavoráveis. Conclusão: As atividades desenvolvidas geraram estímulos da capacidade crítica e criativa dos alunos,
graças à presença da interdisciplinaridade e transversalidade nas dinâmicas, o que contribuiu para melhorias no processo de aprendizagem e qualidade de vida, colaborando também para um maior comprometimento social por partes dos acadêmicos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Dirce Ribeiro de Oliveira, Lúcia Alves de Oliveira Fraga, Arthur de Pinho Mendes da Silva, Daniela Barbosa, Diogo Quintino de Souza, Gustavo Henrique Coelho de Pinho, Maria Júlia Machado, Talita Ramos Siqueira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).