Avaliação das atividades biológicas antimicrobiana e modulação da resposta imunológica por derivados do ácido ursólico
Keywords:
Ácido Ursólico, Óxido Nítrico, TNFAbstract
O ácido ursólico (ácido 3ß-hidroxi-urs-12-en-28-oico) é um triterpeno pentacíclico, composto de 30 átomos de carbono. É usualmente obtido a partir da extração e da purificação de diversas espécies vegetais. Estudos demonstram efeitos benéficos do ácido ursólico, incluindo sua capacidade imunomoduladora, anti-inflamatória, antitumoral, inibidora de metástase. A modificação estrutural do ácido ursólico em posições químicas consideradas importantes na atividade biológica pode ampliar os efeitos biológicos benéficos. Com base no conhecimento do potencial biológico deste triterpeno foram sintetizados dezoito compostos derivados semissintéticos do ácido ursólico (AUD) que poderão ser promissoras moléculas para o uso no tratamento de doenças que necessitam de novas opções terapêuticas. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar in vitro o efeito antimicrobiano e imunomodulador destes derivados do ácido ursólico. Para verificação da atividade antimicrobiana foi verificada a concentração inibitória mínima dos derivados do ácido ursólico frente a isolados de Escherichia coli e Staphylococcus aureus. Para verificação da atividade imunomoduladora foi realizada a cultura de macrófagos murinos da linhagem RAW264.7 estimulada com lipopolissacarídeos e interferon. Nas células RAW264.7 não estimuladas foi avaliada a viabilidade celular após tratamento com os derivados do ácido ursólico. No sobrenadante da cultura de macrófagos RAW264.7 estimulados com LPS e interferon foram dosados mediadores inflamatórios NO e TNF. A produção de TNF foi avaliada por ELISA, a produção de NO pelo método de Griess e citotoxicidade por MTT Os derivados foram utilizados nas concentrações de (7,5uM, 15uM, 30uM, 60uM e 90M), por 3, 24 e 48 horas de cultura. O derivado AUD2 apresentou a melhor atividade imunomoduladora na resposta inflamatória, através da inibição na produção de NO e TNF, com baixa citotoxicidade contra as células RAW264.7. Os derivados do ácido ursólico não apresentaram melhor atividade antimicrobiana frente a linhagem de bactérias Escherichia coli e Staphylococcus aureus em comparação com o ácido ursólico.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Marcela Pereira Leão, Elaine Carlos Scherrer, Ydia Mariele Valadares, Sandra Bertelli Ribeiro de Castro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).