Efeito do sistema de economias de fichas sobre o comportamento cooperativo em crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.30530

Resumo

O sistema de economia de fichas (SEF) foi usado em um jogo para avaliar seu efeito sobre a cooperação. Crianças de uma escola pública receberam fichas e optaram entre guardá-las ou doálas anonimamente em uma urna; o número de fichas era triplicado e distribuído igualmente às crianças, que escolhiam, então, entre “comprar” itens ou economizar. O SEF teve efeito na cooperação: 60% das crianças adotaram mais a estratégia cooperativa do que a egoísta, ainda que os perfis individuais mostrem uma aparente exploração de estratégias diversas. O SEF mostrou-se uma alternativa viável e aponta caminhos para aplicação em contextos escolares.

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Referências

Rosana Suemi Tokumaru
Fabiana Maris Versuti

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Publicado

2020-10-24

Edição

Seção

Número Temático Cérebro & Mente: Reflexões e Processos Psicológicos Básicos