Relações familiares e cognições disfuncionais de adolescentes: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.29297

Palavras-chave:

Relações familiares, Cognição, Adolescente, Terapia cognitiva, Revisão

Resumo

O bom funcionamento familiar é fundamental para o desenvolvimento saudável e cognitivo de crianças e adolescentes. Neste sentido, o objetivo do presente estudo foi reunir, sistematizar e analisar pesquisas que tratassem da associação entre relações familiares e cognições disfuncionais dos filhos entre 2008 e 2019. A partir da busca em cinco bases de dados, utilizando como referência o PRISMA, foram selecionados 13 artigos. A análise dos artigos indicou uma grande variedade de termos utilizados para descrever tanto as relações familiares (por exemplo, parentalidade, conflitos) quanto as cognições (cognições mal adaptativas, distorções cognitivas, crenças metacognitivas). Em termos das associações, foi encontrado um padrão entre relações familiares disfuncionais e cognições relacionadas à ansiedade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Achenbach, T. M. (1991). Manual for the Child Behavior Checklist/4–18 and 1991 profile. Burlington: University of Vermont.

Beck, A. T. (2008). The evolution of the cognitive model of depression and its neurobiological correlates. The American Journal of Psychiatry, 165(8), 969–977. doi: 10.1176/appi.ajp.2008.08050721.

Beck, J. S. (2013). Terapia Cognitivo-Comportamental: Teoria e Prática. S. M. Rosa (Trad.). Porto Alegre: Artmed (Obra original publicada em 1995).

Blossom, J. B., Ginsburg, G. S., Birmaher, B., Walkup, J. T., Kendall, P. C., Keeton, C. P., Langley, A. K., Piacentini, J. C., Sakolsky, D., & Albano, A. M. (2013). Parental and family factors as predictors of threat bias in anxious youth. Cognitive Therapy and Research, 37(4), 812–819. doi: 10.1007/s10608-012-9513-0.

Charoensuk, S. (2007). Negative thinking: a key factor in depressive symptoms in thai adolescents. Issues in Mental Health Nursing, 28, 55–74. doi: 10.1080/01612840600996265

Cruz, D., Narciso, I., Muñoz, M., Pereira, C. R., & Sampaio, D. (2013). Adolescents and self-destructive behaviors: An exploratory analysis of family and individual correlates. Behavioral Psychology/Psicología Conductual, 21, 271–288. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/258510602_Adolescents_and_self-destructive_behaviours_An_exploratory_analysis_of_family_and_individual_correlates

De Los Reyes, A., & Ohannessian, C. M. (2016). Introduction to the special issue: discrepancies in adolescent-parent perceptions of the family and adolescent adjustment. Journal of Youth and Adolescence, 45, 1957–1972. doi: 10.1007/s10964-016-0533-z.

Flavell, J. H., Green, F. L., Flavell, E. R., Harris, P. L., & Astington, J. W. (1995). Young children's knowledge about thinking. Monographs of the society for research in child development. 60(1), 1-113.

Fosco, G. M., & Grych, J. H. (2010). Adolescent triangulation into parental conflicts: longitudinal implications for appraisals and adolescent-parent relations. Journal of Marriage and Family, 12, 254 – 266. doi: 10.1111/ j.1741-3737.2010.00697.x.

Gallagher, B. & Cartwright-Hatton, S. (2008). The relationship between parenting factors and trait anxiety: mediating role of cognitive errors and metacognition. Journal of Anxiety Disorders, 22, 722–733. doi: 10.1016/j.janxdis.2007.07.006.

Hess, A. R. B., Teodoro, M. L. M., & Falcke, D. (2013). Family relations, stressful events and internalizing symptoms in adolescence: a longitudinal study. Spanish Journal of Psychology, 16(57), 1-7. doi: 10.1017/sjp.2013.57.

Hilt, L. M., Armstrong, J. M., & Essex, M. J. (2012). Early family context and development of adolescent ruminative style: moderation by temperament. Cognition and Emotion, 26(5), 916–926. doi: 10.1080/02699931.2011.621932.

Kinsfogel, K. M. & Grych, J. H. (2004, setembro). Interparental conflict and adolescent dating relationships: integrating cognitive, emotional, and peer influences. Journal of Family Psychology, 18(3), 505-515. doi: 10.1037/0893-3200.18.3.505

Larrosa, S. L., Souto, V. S., & de Alda, P. M. R. (2012). Los adolescentes y el conflicto interparental destructivo: impacto en la percepción del sistema familiar y diferencias según el tipo de familia, la edad y el sexo de los adolescentes. Universitas Psychologica, 11(4), 1255-1262. Recuperado de http://www.scielo.org.co/pdf/rups/v11n4/v11n4a19.pdf

Liberati, A., Altman, D. G., Tetzlaff, J., Mulrow, C., Gøtzsche, P. C., Ioannidis, J. P., & Moher, D. (2009). The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate health care interventions: explanation and elaboration. Annals of internal medicine, 151(4), e1000097. doi: 10.1371/journal.pmed1000097.

Lumley, M. N., Dozois, D. J. A., Hennig K. H., & Marsh, A. (2012). Cognitive organization, perceptions of parenting and depression symptoms in early adolescence. Cognitive Therapy and Research, 36, 300–310. doi: 10.1007/s10608-011-9365-z.

McArthur, B. A., Burke, T. A., Connolly, S. L., Olino, T. M., Lumley, M. N., Abramson, L. Y., & Alloy, L. B. (2019). A Longitudinal Investigation of Cognitive Self-schemas across Adolescent Development. Journal of Youth and Adolescence. 48, 635-647. doi: 10.1007/s10964-018-00981-1

McGinn, L. K., Jerome, Y., & Nooner, K. B. (2010). Family functioning and anxiety in school age children: the mediating role of control cognitions. International Journal of Cognitive Therapy, 3(3), 228–244. doi: 10.1521/ijct.2010.3.3.228

Moura, O. & Matos, P. M. (2008). Vinculação aos pais, divórcio e conflito interparental em adolescentes. Psicologia, 22(1), 127-152. doi: 10.17575/rpsicol.v22i1.341

Orejudo, S., Puyuelo, M., Fernández-Turrado, T., & Ramos, T. (2012). Optimism in adolescence: A cross-sectional study of the influence of family and peer group variables on junior high school students. Personality and Individual Differences, 52, 812-817. doi: 10.1016/j.paid.2012.01.012

Pérez, J. C., Coo, S., & Irarrázaval, M. (2018). Is maternal depression related to mother and adolescent reports of family functioning? Journal of Adolescence, 63, 129–141. doi: 10.1016/j.adolescence.2017.12.013.

Powell, V. B., Abreu, N., Oliveira, I. R., & Sudak, D. (2008, outubro). Terapia cognitivo-comportamental da depressão. Revista Brasileira de Psiquiatria, 30(Supl II), s73-s80. doi: 10.1590/S1516-44462008000600004.

Rangé, B. P., Falcone, E. M. O., & Sardinha, A. (2007). História e panorama atual das terapias cognitivas no Brasil. Revista brasileira de terapias cognitivas, 3, 3. doi: 10.5935/1808-5687.20070014.

Rohenkohl, L. M. I. A. (2009). Afetividade e conflito familiar: Sua relação com problemas de comportamento em pré-escolares. (Dissertação de Mestrado). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo.

Roubinov, D. S. & Luecken, L. J. (2013). Family conflict in childhood and adolescence and depressive symptoms in emerging adulthood: mediation by disengagement coping. Journal of Divorce & Remarriage, 54(7), 576-595. doi: 10.1080/10502556.2013.828988

Sheeber, L., Hops, H., Alpert, A., Davis, B., & Andrews, J. (1997). Family support and conflict: prospective relations to adolescent depression. Journal of Child Psychology, 25, 333–344. doi: 10.1023/A:1025768504415

Shi, X., Wang, J., & Zou, H. (2017). Family functioning and internet addiction among chinese adolescents: the mediating role of self-esteem and loneliness. Computers in Human Behavior, 76, 201-210. doi: 10.1016/j.chb.2017.07.028.

Teodoro, M. L. M., Cardoso, B. M., & Freitas, A. C. H. (2010). Afetividade e conflito familiar e sua relação com a depressão em crianças e adolescentes. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23(2), 324-333. doi: 10.1590/S0102-79722010000200015.

Wang, Y., Krishnakumar, A., & Narine, T. (2014). Parenting practices and adolescent smoking in mainland China: the mediating effect of smoking-related cognitions. Journal of Adolescence, 37(6), 915-925. doi: 10.1016/j.adolescence.2014.06.010.

Xin, Z., Chi, L., & Yu, G. (2009). The relationship between interparental conflict and adolescents’ affective well-being: mediation of cognitive appraisals and moderation of peer status. International Journal of Behavioral Development, 33(5), 421–429. doi: 10.1177/0165025409338442.

Zhang, H., Li, D., & Li, X. (2014). Temperament and problematic internet use in adolescents: a moderated mediation model of maladaptive cognition and parenting styles. Journal of Child Family Studies, 24(7), 1886–1897. doi: 10.1007/s10826-014-9990-8.

Downloads

Publicado

2021-02-18