Desenvolvimento da Morfologia Derivacional nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental *

Autores

  • Márcia Maria Peruzzi Elia Mota
  • Luana Xavier
  • Wagner Almeida
  • Carolinna Gamon
  • Jéssica Souza
  • Tuane Oliveira Ferreira
  • Juliana Honorato
  • Leandro Ribas Almeida
  • Rayanne Fernandes Silva

DOI:

https://doi.org/10.24879/201200600100287

Palavras-chave:

Morfologia derivacional, consciência metalinguística, consciência morfológica, habilidade metalinguística.

Resumo

Consciência morfológica é a habilidade de refl etir sobre os morfemas. Essa habilidade está relacionada à aquisição da leitura e
da escrita. A maioria dos estudos nessa área foca no desenvolvimento da morfologia fl exional. Menos se sabe sobre a morfologia
derivacional. Este estudo verifi cou o desenvolvimento da morfologia derivacional. Trinta e sete crianças de primeiro e terceiro ano
responderam a uma tarefa de decisão lexical que exigia que a criança julgasse um par de palavras com base na morfologia da língua
portuguesa. Os resultados mostraram que as crianças de primeiro ano fi zeram julgamentos ao nível de chance. As crianças de terceiro
ano tiveram desempenho acima do nível de chance. No entanto, não houve diferença estatisticamente signifi cativa entre as séries
escolares. Esses resultados contradizem os usualmente encontrados na literatura. O tipo de tarefa e a natureza do sistema escolar são
apontados como possíveis explicações para as diferenças nos resultados.

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Publicado

2017-10-05

Edição

Seção

Artigos