Avaliação das Funções Executivas na Infância: Revisão dos Conceitos e Instrumentos

Autores

  • Priscila Magalhães Barros
  • Izabel Hazin

DOI:

https://doi.org/10.24879/201300700100251

Palavras-chave:

Funções executivas, avaliação neuropsicológica, revisão sistemática

Resumo

As funções executivas (FE) são funções mentais complexas, responsáveis pela autoregulação. Apesar do crescente interesse científico no estudo dessas
funções, ainda existem indefinições acerca do construto. Este artigo objetiva agregar evidências de pesquisas no campo da avaliação neuropsicológica
infantil. Trata-se de revisão sistemática de publicações indexadas nas bases de dados PsycINFO e PubMed, nos últimos cinco anos (2008–2013).
Foram identificados 25 artigos. Os resultados indicam aumento da produção científica sobre o tema nos três últimos anos. Os principais instrumentos
de avaliação das FE identificados foram o BRIEF, as escalas Wechsler e tarefas baseadas nos paradigmas Go/No-Go e Stroop. Observou-se relativo
consenso acerca da natureza multidimensional das FE. Contudo, permanecem divergências teóricas e metodológicas quanto à natureza e à quantidade
desses componentes.

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Publicado

2017-09-27

Edição

Seção

Artigos