Aspectos teóricos e implicaciones prácticas de la conformidad de memoria: una revisión

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.30361

Palabras clave:

Memoria, Conformidad de memoria, Reconocimento, Confianza, Testigo ocular

Resumen

La conformidad de memoria consiste en cambios en los informes de memoria de un individuo causados por los informes de memoria de otro individuo. Considerando la importancia de este fenómeno en la esfera forense, especialmente en la entrevista de testigos, el objetivo del presente estudio es mejor comprender el fenómeno de conformidad de memoria y discutir sus implicaciones en las prácticas de investigación policial. Para este propósito, llevamos a cabo una revisión narrativa en estudios de laboratorio sobre la conformidad de memoria y estudios sobre las prácticas de investigación. La literatura indica que, aunque la investigación científica de la conformidad de memoria ha avanzado mucho en las últimas dos décadas, la incorporación de estos hallazgos en la práctica forense brasileña aún es lenta. En Brasil, la adopción de prácticas de entrevista a testigos presentadas en este artículo todavía depende de una infraestructura adecuada, además de los cambios legislativos y los procedimientos administrativos, policiales y legales.

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Biografía del autor/a

Weslley Santos Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (2015), mestrado em Psicologia: Cognição e Comportamento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019) e é doutorando em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa em Memória e Cognição/UFMG e pesquisa processos básicos de memória e aprendizagem sob uma perspectiva da Psicologia Cognitiva e da Neurociência Cognitiva.

Matheus Philippe de Faria Santos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou intercâmbio, pelo programa Minas Mundi da UFMG, durante um semestre no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). É pesquisador do Laboratório de Memória e Cognição da UFMG, sob orientação de Antônio Jaeger. É pesquisador do pelo Núcleo de Estudos Judaicos (NEJ) da UFMG, sob orientação de Lyslei de Souza Nascimento.

Antônio Jaeger, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento (UFMG). Líder do Grupo de Pesquisa em Memória e Cognição (UFMG), registrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPQ. Doutor em Psicologia pela UFRGS com período sanduíche na Universidade da California, Irvine (UCI), pós-doutorado na Washington University in St Louis (EUA) com financiamento do National Institute of Health (NIH), pós-doutorado na PUCRS com financiamento do CNPq e pós-doutorado na USP com financiamento da FAPESP. Pesquisa processos básicos de memória e aprendizagem sob uma perspectiva da Psicologia Cognitiva e da Neurociência Cognitiva. É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE, Processo CNPq 465686/2014-1, Processo FAPESP 2014/50909-8).

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Publicado

2020-10-04

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