Aspectos teóricos e implicações práticas da conformidade de memória: uma revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.30361

Palavras-chave:

Memória, Conformidade de memória, Reconhecimento, Confiança, Testemunha ocular

Resumo

A conformidade de memória consiste em alterações dos relatos de memória de um indivíduo provocadas por relatos de memória de outro(s) indivíduo(s). Considerando a importância deste fenômeno no âmbito forense, especialmente na entrevista de testemunhas oculares, o objetivo do presente estudo é compreender melhor o fenômeno da conformidade de memória, e discutir suas implicações nas práticas de inquérito policial. Para isto, realizamos uma revisão narrativa de estudos de laboratório sobre conformidade de memória e de estudos sobre práticas de inquérito. A literatura indica que embora a investigação científica da conformidade de memória tenha apresentado grande avanço nas últimas duas décadas, a incorporação destes achados na prática forense brasileira ainda é lenta. No Brasil, a adoção de práticas de entrevista de testemunhas baseadas em evidência ainda depende de infraestrutura adequada, além de alterações legislativas e em procedimentos administrativos, policiais e jurídicos.

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Biografia do Autor

Weslley Santos Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (2015), mestrado em Psicologia: Cognição e Comportamento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019) e é doutorando em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa em Memória e Cognição/UFMG e pesquisa processos básicos de memória e aprendizagem sob uma perspectiva da Psicologia Cognitiva e da Neurociência Cognitiva.

Matheus Philippe de Faria Santos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou intercâmbio, pelo programa Minas Mundi da UFMG, durante um semestre no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). É pesquisador do Laboratório de Memória e Cognição da UFMG, sob orientação de Antônio Jaeger. É pesquisador do pelo Núcleo de Estudos Judaicos (NEJ) da UFMG, sob orientação de Lyslei de Souza Nascimento.

Antônio Jaeger, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento (UFMG). Líder do Grupo de Pesquisa em Memória e Cognição (UFMG), registrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPQ. Doutor em Psicologia pela UFRGS com período sanduíche na Universidade da California, Irvine (UCI), pós-doutorado na Washington University in St Louis (EUA) com financiamento do National Institute of Health (NIH), pós-doutorado na PUCRS com financiamento do CNPq e pós-doutorado na USP com financiamento da FAPESP. Pesquisa processos básicos de memória e aprendizagem sob uma perspectiva da Psicologia Cognitiva e da Neurociência Cognitiva. É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE, Processo CNPq 465686/2014-1, Processo FAPESP 2014/50909-8).

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Publicado

2020-10-04

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Número Temático: Cérebro & Mente: Interações