Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários
DOI:
https://doi.org/10.24879/2018001200300544Resumen
Os graduandos estão vulneráveis ao desenvolvimento de transtornos mentais comuns e sofrimento psicológico. Este estudo é uma pesquisa correlacional, descritiva, cujo objetivo foi analisar as possíveis relações entre Vulnerabilidade Psicológica, Experiências Acadêmicas e Autoeficácia no Ensino Superior de estudantes universitários. A coleta de dados foi realizada por meio de um protocolo digital. Um total de 640 estudantes universitários participaram do estudo. Os resultados demonstram altos níveis de sintomas para ansiedade, estresse e depressão. Houve correlação negativa significativa entre vulnerabilidade psicológica e a qualidade experiência acadêmica e a autoeficácia. Dada a relação entre adoecimento e fatores acadêmicos e de carreira, é necessário estabelecer protocolos para a detecção precoce de sintomas de TMC e ações que favoreçam experiências acadêmicas mais positivas.