Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários

Autores/as

  • Daniela Ornellas Ariño Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marúcia Patta Bardagi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24879/2018001200300544

Resumen

Os graduandos estão vulneráveis ao desenvolvimento de transtornos mentais comuns e sofrimento psicológico. Este estudo é uma pesquisa correlacional, descritiva, cujo objetivo foi analisar as possíveis relações entre Vulnerabilidade Psicológica, Experiências Acadêmicas e Autoeficácia no Ensino Superior de estudantes universitários. A coleta de dados foi realizada por meio de um protocolo digital. Um total de 640 estudantes universitários participaram do estudo. Os resultados demonstram altos níveis de sintomas para ansiedade, estresse e depressão. Houve correlação negativa significativa entre vulnerabilidade psicológica e a qualidade experiência acadêmica e a autoeficácia. Dada a relação entre adoecimento e fatores acadêmicos e de carreira, é necessário estabelecer protocolos para a detecção precoce de sintomas de TMC e ações que favoreçam experiências acadêmicas mais positivas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela Ornellas Ariño, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Psicologia, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Psicologia na área de Pesquisa de Psicologia das Organizações e do Trabalho, desenvolvendo pesquisa acerca de de saúde mental no processo de formação profissional superior. Graduada em Psicologia, pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), recebendo o prêmio de Mérito Estudantil pelo seu envolvimento e desempenho acadêmico. Desenvolveu o projeto de Apoio ao Discente dentro do curso de Psicologia da UNIVALI. Possui experiência nas áreas da Saúde, Avaliação Psicológica e Gerontologia. Ministrou o Workshop sobre Saúde Mental na Graduação nas Instituições Avantis e Univali. Em 2015 ministrou o curso sobre Planejamento de Carreira na Graduação na Univali. Durante a graduação foi monitora do Laboratório de Avaliação Psicológica e bolsista de projetos de extensão voltados para gerontologia. Esteve envolvida no movimento estudantil, compondo a as gestões dos anos 2012 e 2013 do Centro Acadêmico de Psicologia - CAPSY da Universidade do Vale do Itajaí.

Marúcia Patta Bardagi, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga (UFRGS, 1996/2), com Mestrado (2002, tema sobre influência familiar na escolha profissional de adolescentes) e Doutorado (2007, tema evasão e trajetória acadêmica no ensino superior) em Psicologia também pela UFRGS. Realizou estágio de doutorado sanduíche na McGill University (Montreal, Canadá) entre set2004/fev2005 na área de aconselhamento psicológico e de carreira. Foi bolsista de pós-doutorado junior pelo Cnpq entre 2008 e 2009 (vinculada à UFRGS, com tema sobre adaptação de alunos ingressantes cotistas e não cotistas) e bolsista Capes de Pós doutorado na Universidade de Lisboa (Portugal) em 2015. Professora adjunta do curso de Psicologia da UFSC.Tem experiência nas áreas de Avaliação Psicológica, Orientação de Carreira e Psicologia Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência e escolha profissional, aconselhamento universitário, desenvolvimento vocacional do adulto e avaliação psicológica no âmbito da carreira. Membro da ABOP (Associação Brasileira de Orientadores Profissionais) e editora chefe da Revista Brasileira de Orientação Profissional biênio 2016-2017. Atualmente em licença da UFSC, residindo em Lisboa (PT)

Publicado

2018-12-28

Número

Sección

Artigos