Ortografia do português do Brasil e habilidades linguísticas em crianças bilíngues francês-português

Autores

  • Berenice Marie Ballande Romanelli
  • Sandra Regina Kirchner Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.24879/200900300100398

Palavras-chave:

habilidades linguísticas, ortografia, bilinguismo.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a escrita de palavras em português (ortografia) produzida por crianças bilíngues que têm como língua materna o francês, concentrando-se nas suas habilidades linguísticas. Participam 11 crianças com idade entre 6 e 11 anos, que aprendem o português em uma escola francesa de Curitiba/PR. Foi realizado um ditado de seis palavras isoladas seguido de uma entrevista com cada criança para investigar suas explicações quanto às suas escolhas ortográficas. O desempenho no ditado e suas respectivas explicações foram classificados e discutidos. Os resultados mostram que as crianças estão aprimorando a hipótese alfabética e substituindo-a pela hipótese ortográfica, e que uma maior experiência das crianças com o português escrito poderá consolidar a representação gráfica das palavras. Sugere-se que o trabalho docente leve à tomada de consciência do aprendiz sobre diferentes aspectos da linguagem, ressaltando o desenvolvimento das habilidades linguísticas na aprendizagem de uma língua estrangeira.

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Publicado

2017-12-06

Edição

Seção

Artigos