Teoria da Mente e Desenvolvimento Social na Infância

Autores

  • Renata Lourdes Miguel Silva
  • Marisa Cosenza Rodrigues
  • Flávia Fraga Silveira

DOI:

https://doi.org/10.24879/201200600200309

Palavras-chave:

Desenvolvimento sociocognitivo, aceitação social, interação social, teoria da mente

Resumo

A capacidade de compreender os estados mentais, que permite predizer e explicar as ações humanas por meio da linguagem desenvolve-se gradualmente
na infância. A aquisição dessa capacidade tem um impacto direto sobre o desenvolvimento social das crianças, em especial nas relações com seus
pares. Nesta direção, destacam-se aspectos como as relações de amizade, o comportamento pró-social, a empatia e a aceitação social. O presente
artigo apresenta e discute estudos nacionais e internacionais que investigaram as possíveis relações entre o desenvolvimento social e a compreensão
dos estados mentais, tais como desejos, crenças e emoções.

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Publicado

2017-10-10

Edição

Seção

Artigos