Tarefas para Avaliação Psicolinguística no Português do Brasil: Resultados Preliminares
DOI:
https://doi.org/10.24879/201300700100256Palabras clave:
Avaliação da linguagem, linguagem, psicolinguística, linguísticaResumen
Objetivo: Este estudo visou ao desenvolvimento e avaliação de consistência interna de tarefas para avaliação de distúrbios da linguagem na abordagempsicolinguística seguindo os critérios da bateria Psycholinguistc Assessment of Language. Métodos: Cinco tarefas de compreensão e quatro de produção
de linguagem foram desenvolvidas em português do Brasil e administradas a um grupo clínico com diagnóstico de afasia (n=26) e um grupo
controle (n=55). As amostras não foram pareadas, pois o foco recaiu sobre as tarefas. Resultados: Como esperado, o grupo clínico obteve escores
significativamente mais baixos, porém consistentes. Conclusões: Ao permitirem discriminar entre os grupos, as tarefas foram adequadas à aplicação
em populações com distúrbio de linguagem adquirido. Permitiram ainda, conhecer as habilidades preservadas no grupo clínico, já que os subsistemas
linguísticos avaliados por cada tarefa revelaram-se diferentemente comprometidos.
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