Teorias Implícitas de Professores sobre a Natureza, Origem e Desenvolvimento da Inteligência

Autores/as

  • Carolina Ruiz Ruiz
  • Sylvia Domingos Barrera

DOI:

https://doi.org/10.24879/201400800200227

Resumen

Considerando que as crenças docentes podem influenciar as relações com alunos e as estratégias didáticas, esta pesquisa objetivou analisar as teoriasimplícitas de professoras sobre a natureza, origem e desenvolvimento da inteligência. Participaram 60 professoras de escolas de Ensino Fundamental, dasredes pública e privada. Foi utilizado um questionário consistindo numa escala Likert de quatro níveis, elaborado com base em instrumentos da literatura.Os resultados foram analisados quantitativamente. De modo geral, as professoras tenderam a concordar com a maleabilidade e multidimensionalidade dainteligência, porém foram identificadas algumas diferenças entre as teorias implícitas das professoras segundo a rede, com as professoras da rede particularapresentando maior discordância de afirmações que concebem a inteligência como um traço fixo e de origem genética.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-09-26

Número

Sección

Artigos