Construção e validade de conteúdo da Escala Cognitiva de Ansiedade em adultos

Autores/as

  • Eliane Mary de Oliveira Falcone Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
  • Makilim Nunes Baptista Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia, Universidade São Francisco, Itatiba
  • Monique Gomes Placido Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
  • Stèphanie Krieger Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
  • Evlyn Rodrigues Oliveira Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
  • Juliana Franco Falcone Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
  • Beatriz Ferreira Lopes Vieira Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.24879/201600100010050

Resumen

O artigo apresenta a construção e avaliação das evidências de validade de conteúdo da Escala Cognitiva de Ansiedade (ECOGA), a partir de uma revisão narrativa sobre crenças cognitivas de ansiedade, em que foram identificados 17 descritores cognitivos da ansiedade clínica, classificados em quatro categorias. Tais descritores basearam a construção dos itens da escala, a qual foi avaliada quanto a sua clareza e adequação por oito juízes experientes no tema, e quanto a seu grau de compreensão por nove indivíduos com baixa escolaridade. Após essa avaliação, um item foi excluído e 11 modificados. A ECOGA, em sua versão piloto, contém 73 itens e sua estrutura fatorial ainda precisa ser conhecida para continuidade da busca de outras evidências de validade do instrumento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Aguayo, L. V., Melero, F. H., & Lázaro, A. G. (2014).
An experimental analysis of obsessive-compulsive
checking as avoidance behaviour, Psicothema, 26(1),
10-16. doi: 10.7334/psicothema2013.11

American Educational Research Association [AERA],
American Psychological Association [APA], &
National Council on Measurement in Education
[NCME]. (2014). Standards for educational
and psychological testing, Washington: American
Educational Research Association.

American Psychiatric Association [APA]. (2014). DSM-
5: Manual diagnóstico e Estatístico de Transtornos
Mentais (5ª Ed.), Porto Alegre: Artmed.

Arjona, R. N., Ávila, A. G., Sanchíz, P. R., Lázaro,
A. G., & Alvarez, M. P. C. (2012) Propiedades
psicométricas de la versión española del Obsessive
Belief Questionnaire-Children Version (OBQ-CV)
en una muestra no clínica, Psicothema, 24(4), 674-
679. Recuperado de http://www.psicothema.com/
PDF/4071.pdf

Almeida, S. S., Zanatta, D. P., & Rezende, F. F. (2012).
Imagem corporal, ansiedade e depressão em pacientes
obesos submetidos à cirurgia bariátrica, Estudos
de Psicologia (Natal), 17(1), 153-160. doi: http://
dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2012000100019

Baptista, M. N. & Soares, T. F. P. (no prelo). Revisão
Integrativa da Ansiedade em Adolescentes e
Instrumentos para Avaliação no SciELO, Avaliação
Psicológica.

Beck, A. T., & Alford, B. A. (2011). Depressão: Causas
e tratamento, Porto Alegre: Artmed.

Beck, A. T., Emery, G., & Greenberg, R. L. (1985).
Anxiety disorders and phobias: A cognitive perspective,
New York: Basic Books.

Beck, A. T., & Steer, R. A. (1990). Manual for the
Beck Anxiety Inventory, San Antonio: Psycological
Corporation.

Belloch, A., Morillo, C., Luciano, J. V., García-
Soriano, G., Cabedo, E., & Carrió, C. (2010).

Dysfunctional belief domains related to obsessivecompulsive
disorder: a further examination of their
dimensionality and specificity, The Spanish Journal
of Psychology, 13(1), 376-388. doi: http://dx.doi.
org/10.1017/S1138741600003930

Borsa, J. C., Damásio, B. F. & Bandeira, D. R. (2012).
Adaptação e validação de instrumentos psicológicos
entre culturas: algumas considerações, Paidéia
(Ribeirão Preto), 22(53), 423-432. doi:
10.1590/1982-43272253201314

Burato, K. R. S. S., Crippa, J. A. S., & Loureiro,
S. R. (2009). Validade e fidedignidade da escala
de comportamento de segurança na ansiedade
social, Revista de Psiquiatria Clínica, 36(5),
175-181. doi: http://dx.doi.org/10.1590/
S0101-60832009000500001

Caballo, V. E., Salazar, I. C., Irurtia, M. J., Arias, B.,
& Guillén, J. L. (2010). Relaciones entre ansiedad
social y rasgos, estilos y trastornos de la personalidad,
Behavioral Psychology/Psicología Conductual, 18(2),
259-276. Recuperado de http://www.thefreelibrary.
com/Relaciones + entre+ansiedad+social+y+rasgos,+
estilos+y+trastornos+de+la...-a0314254302

Caglar, E., Bilgili, N., Karaca, A., Ayaz, S., & Aşçi, F. H.
(2010). The psychological characteristics and health
related behavior of adolescents: the possible roles
of social physique anxiety and gender, The Spanish
Journal of Psychology, 13(2), 741-750. doi: http://
dx.doi.org/10.1017/S1138741600002407

Carneiro, A. M., & Baptista, M. N. (2016). Escala de
Pensamentos Depressivos, São Paulo: Editora Cetepp
- Hogrefe.

Castillo, C., Macrini, L., Cheniaux, E., & Landeira-
Fernandez, J. (2010). Psychometric properties
and latent structure of the Portuguese Version of the Penn State Worry Questionnaire, The Spanish
Journal of Psychology, 13(1), 431-443. doi: dx.doi.
org/10.1017/S113874160000398X

Chen, I, & Chang, C. (2009). Cognitive load
theory: an empirical study of anxiety and task
performance in language learning, Eletronic Journal
of Research in Educational Psychology, 7(2), 729-746.
Recuperado de http://repositorio.ual.es:8080/jspui/
bitstream/10835/785/1/Art_18_348b.pdf

Clark, D.A., & Beck, A.T. (2012). Terapia cognitiva para
os transtornos de ansiedade, Porto Alegre: Artmed.
Cohen, R. J., Swerdlik, M. E., & Sturman, E. D.
(2014). Testagem e avaliação psicológica. Porto Alegre:
Artmed.

Connor, K.M., Davidson, J. R. T., Churchill, L. E.,
Sherwood, A., Weisler, R. H., & Foa, E. (2000).
Psychometric properties of the Social Phobia
Inventory (SPIN): New self-rating scale, The British
Journal of Psychiatry, 176(4), 379-386. doi: 10.1192/
bjp.176.4.379

Craske, M. G., & Barlow, D. H. (1999). Transtorno do
pânico e agorafobia. In D. H. Barlow (Org.). Manual
clínico dos transtornos psicológicos (pp. 13-74), Porto
Alegre: Artmed.

Damásio, B. F. (2012). Uso da análise fatorial
exploratória em psicologia, Avaliação
Psicológica, 11(2), 213-228. Recuperado de
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_
arttext&pid=S1677-04712012000200007&lng=p
t&tlng=pt.

DeSousa, D. A., Moreno, A. L., Gauer, G., Manfro,
G. G., & Koller, S. H. (2013). Revisão sistemática
de instrumentos para avaliação de ansiedade na
população brasileira, Avaliação Psicológica, 12(3),
397-410. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/
pdf/avp/v12n3/v12n3a15.pdf

Dobson, D., & Dobson, K. S. (2010) A terapia cognitivocomportamental
baseada em evidências. Porto Alegre:
Artmed.

Fernandes, M. G., Vasconcelos-Raposo, J., & Fernandes,
H. M. (2012). Relação entre orientações motivacionais,
ansiedade e autoconfiança, e bem-estar subjetivo
em atletas brasileiros, Motricidade, 8(3), 4-18. doi:
dx.doi.org/10.6063/motricidade.8(3).1152

García-Fernández, J. M., Inglés, C. J., Marzo, J. C., &
Martínez-Monteagudo, M. C. (2014). Psychometric
properties of the School Anxiety Inventory- Short
Version in spanish secondary education students,
Psicothema, 26(2), 286-292. doi: 10.7334/
psicothema2013.288

Gnatta, J. R., Piazon, P. P., Lopes, C. L. B., Rogensky,
N. M. B., & Silva, M. J. P. (2014). Aromatherapy
with ylang ylang for anxiety and self-esteem: a pilot,
Revista da Escola de Enfermagem da USP, 48(3),
492-499. doi: http://dx.doi.org/10.1590/
S0080-623420140000300015

Gomes, D. A. G. (2014). Construção da Escala
Cognitiva e Comportamental de Ansiedade Social
(ECCAS). Dissertação de Mestrado. Universidade
Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

González, M., Ibáñez, I., Rovella, A., López, M, &
Padilla, L. (2013). Perfeccionismo e intolerancia
a la incertidumbre: relaciones con variables
psicopatológicas, Behavioral Psychology/Psicología
Conductual, 21(1), 81-101. Recuperado de
http://www.funveca.org/revista/pedidos/product.
php?id_product=583

González-Díez, Z., Sola, I. O., Zumalde, E. C., &
Riskind, J. H. (2014). Psychometric properties of
the Looming Maladaptative Style Questionnaire
(LMSQ-R) in young spanish adults, Psicothema,
26(2), 260-266. doi: 10.7334/psicothema2013.206

Gullich, I., Ramos, A. B., Zan, T. R. A., Scherer, C., &
Mendoza-Sassi, R. A. (2013). Prevalência de ansiedade
em pacientes internados num hospital universitário
do sul do Brasil e fatores associados, Revista Brasileira
de Epidemiologia, 16(3), 644-657. doi: http://dx.doi.
org/10.1590/S1415-790X2013000300009

King, A. L. S., Valença, A. M., Simões Neto, J. P., Nardi,
A. E., & Silva, A. C. O. (2012). Subtipo respiratório
versus não respiratório no transtorno de pânico
com agorafobia: avaliação com terapia cognitivocomportamental,
Psicologia: Reflexão e Crítica,
25(1), 41-47. doi: http://dx.doi.org/10.1590/
S0102-79722012000100006

Kohlsdorf, M., & Costa Junior, A. L. (2011). Coping
strategies and caregiver’s anxiety in pediatric
oncohematology. Psicologia: Reflexão e Crítica, 24(2),
272-280. doi: http://dx.doi.org/10.1590/
S0102-79722011000200008

Lami, M. J., Martínez, M. P., Miró, E., &
Sánchez, A. I. (2013). Versión española de la
“Escala de Catastrofización del Dolor”: estúdio
psicométrico em mujeres sanas, Behavioral
Psychology/Psicología Conductual, 21(1), 137-156.
Recuperado de https://www.researchgate.net/
publication/261695709_Version_espanola_de_la_
Escala_de_Catastrofizacion_del_Dolor_estudios_
psicometrico_en_mujeres_sanas

Loricchio, T. M. B., & Leite, J. R. (2012). Estresse,
ansiedade, crenças de autoeficácia e o desempenho
dos bacharéis em Direito, Avaliação Psicológica, 11(1), 37-47. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.
org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-
0 4 7 1 2 0 1 2 0 0 0 1 0 0 0 0 5&l n g = p t&t l n g
=pt.

Meyer, T. J., Miller, M. L., Metzger, R. L., & Borkovec, T. D.
(1990). Development and validation of the Penn State
Worry Questionnaire, Behaviour Research and Therapy,
28(6), 487-495. doi:10.1016/0005-7967(90)90135-6

Oliver, A., Sancho, P., Galiana, L., & Iranzo, M. A. C.
(2014). Nueva evidencia sobre la Statistical Anxiety
Scale (SAS), Anales de Psicología, 30(1), 150-156. doi:
http://dx.doi.org/10.6018/analesps.30.1.151341

Onyeizugbo, E. (2010). Self-efficacy, gender and trait
anxiety as moderators of test anxiety/Auto-eficacia,
sexo y rasgo de ansiedad como moderadores de
la ansiedad ante examenes, Eletronic Journal of
Research in Educational Psychology, 8(1), 299-
312. Recuperado de http://www.redalyc.org/
html/2931/293121995014/

Osma, J., García-Palacios, A, Botella, C., Barrada, J.
R. (2014). Personality disorders among patients
with panic disorder and individuals with high
anxiety sensitivity, Psicothema, 26(2), 159-165.
doi: 10.7334/psicothema2013.248

Osório, F. L., Crippa, J. A. S., & Loureiro, S. R. (2012).
Aspectos cognitivos do falar em público: validação
de uma escala de autoavaliação para universitários
brasileiros, Revista de Psiquiatria Clínica,
39(2), 48-53. doi: http://dx.doi.org/10.1590/
S0101-60832012000200002

Primi, R. (2010). Avaliação psicológica no Brasil:
fundamentos, situação atual e direções para o
futuro, Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(SPE),
25-35. doi: http://dx.doi.org/10.1590/
S0102-37722010000500003

Rodrigues, A. D., Lázaro, J. P., Fernandes, H. M., &
Vasconcelos-Raposo, J. (2009). Caracterização dos
níveis de negativismo, activação, autoconfiança e
orientações motivacionais de alpinistas, Motricidade,
5(2), 63-86. Recuperado de http://www.
revistamotricidade.com/arquivo/2009_vol5_n2/
v5n2a06.pdf

Rodríguez-Biglieri, R., & Vetere, G. L. (2011).
Psychometric characteristics of the Penn State
Worry Questionnaire in na argentinean sample:
a cross-cultural contibution, The Spanish Journal
of Psychology, 14(1), 452-463. doi: 10.5209/rev_
SJOP.2011.v14.n1.41

Spielberger, C. D., Gorsuch, R. L., Lushene, R., Vagg,
P. R., & Jacobs, G. A. (1983). Manual for the State-
Trait Anxiety Inventory. Palo Alto: Consulting
Psychologists Press.

Teodoro, M. L. M., Froeseler, M. V. G., Almeida, V.
M. & Ohno, P. M. (2015). Inventário da Tríade
Cognitiva para Crianças e Adolescentes: adaptação
e propriedades psicométricas, Avaliação Psicológica,
14(1), 63-72. doi: 10.15689/ap.2015.1401.07

Vergara, K. A., Cárdenas, S. D., & Martínez, F.
G. (2013). Síntomas de depresión, ansiedad y
estrés en estudiantes de odontología: prevalencia
y factores relacionados, Revista Colombiana
de Psiquiatría, 42(2), 173-181. doi: 10.1016/
S0034-7450(13)70004-0

Weber, F. S. (2010). A influência da atividade lúdica
sobre a ansiedade da criança durante o período préoperatório
no centro cirúrgico ambulatorial, Jornal
de Pediatria, 86(3), 209-214. doi: 10.1590/
S0021-75572010000300008

Wenzel, A., Sharp, I.R., Brown, G.K., Greenberg, R.L.
& Beck, A. (2006). Disfunctional beliefs in panic
disorder: The Panic Belief Inventory, Behaviour
Research and Therapy, 44(6), 819–833. doi: 10.1016/j.
brat.2005.06.001

Publicado

2016-12-21

Número

Sección

Artigos