A produção científica sobre o cyberbullying: uma revisão bibliométrica

Autores/as

  • Júlia Custódio Carelli Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora), Brasil
  • Lélio Moura Lourenço Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora), Brasil
  • Luciana Xavier Senra Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.24879/20150090010020

Resumen

O cyberbullying é um ato agressivo e intencional, realizado por um grupo ou por um indivíduo por meio de contatos eletrônicos. O presente artigo teve como objetivo realizar um levantamento bibliométrico sobre o tema, a partir de artigos acadêmico-científicos indexados em bases de dados. Foram selecionados trabalhos publicados entre 2008 e 2013. Após a aplicação dos critérios de exclusão, foram selecionados 63 artigos. Os resultados apontaram 2012 como o ano de maior produtividade nessa temática, além da Espanha e dos Estados Unidos como os países com o maior número de publicações. Os periódicos com maior quantidade de artigos publicados foram “School Psychology International” e “Computers in Human Behavior”. Rosário Ortega-Ruiz, Peter Smith e Sheri Bauman aparecem como os autores mais produtivos.

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Publicado

2016-10-04

Número

Sección

Artigos