Teacher’s Educational Social Skills Inventory

Psychometric evidence

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2024.v18.42422

Keywords:

Social Skills

Abstract

The Educational Social Skills Inventory (IHSE-Prof) assesses a component of teachers' social pedagogical competence to apply active and interactive methodologies for academic learning and socio-emotional development. The sample consisted of 513 elementary school teachers, predominantly from the Southeast region and female (82%). Exploratory Structural Equation Analysis indicated adequacy of the three-factor internal structure (learning/development mediation, inductive discipline, and social emotional support), all with good accuracy indicators (Omegas > 0.93). The Graded Response Model provided the parameters of the items and characteristics of the participants: difficulty levels/theta and adjustment indices were adequate. The results suggest that the IHSE-Prof is an appropriate measure of teachers' educational social skills for professional and research uses

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Universiddae Federal de São Carlos

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Psicologia Social, pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado em Psicologia Experimental, pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Psicologia das Habilidades Sociais, na Universidade da Califórnia (2002). Atualmente é Professora Titular aposentada da Universidade Federal de São Carlos e Bolsista Pesquisadora (CNPq-1A). Está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência em Relações Interpessoais, atuando principalmente nos seguintes temas: habilidades sociais, competência social, assertividade, prática pedagógica e desenvolvimento interpessoal.  É coordenadora do Grupo de Pesquisa “Relações Interpessoais e Habilidades Sociais” (http://www.rihs.ufscar.br).

 

Almir Del Prette, Universidade Federal de São Carlos

Almir Del Prette. Graduado em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru, Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. É Professor Titular Aposentado e atua como professor voluntário junto ao Departamento de Psicologia da UFSCar e está vinculado aos programas de Pós-Graduação em Educação Especial e em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência em Processos Grupais e de Comunicação, com ênfase nos temas: habilidades sociais, competência social, assertividade, intervenção em grupo e desenvolvimento interpessoal. Publicou mais de uma centena de artigos em periódicos especializados dezenas de capítulos de livros, 18 livros (com diversas reedições), sendo 12 autorais, 04 manuais de testes e 03 organizações de livros. Orientou dissertações de mestrado e de doutorado e dezenas de trabalhos de iniciação cientifica e de conclusão de curso.

 

Evandro Morais Peixoto, Universidade São Francisco

Doutor em Psicologia, Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade São Francisco USF, Campinas, SP – Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1007-3433. Tel (019) 3779-3396, email: evandro.peixoto@usf.edu.br

References

Achkar, A. M. N., Leme, V. B. R., Soares, A. B., & Yunes, M. A. M. (2018). Correlações entre Habilidades Sociais Educativas dos Professores, Burnout e Relação Professor-Aluno. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 16(3), 873–891. https://doi.org/10.12957/epp.2016.32890

Argyle, M. (1967/1994). Psicología del Comportamiento Interpersonal. Madrid: Alianza Universidad. ISBN-13 978-8420622026

Botura, B. J. (2022). Efeitos de um curso de habilidades sociais e educativas para professores via (EaD) na prevenção e combate ao bullying. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Universidade Federal de São Carlos, SP.

Brasil (2018). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação: Brasília http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Casali, I, G. (2019). Programa de Habilidades Sociais com pais e professores: efeitos sobre educadores e crianças escolares. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Universidade Federal de São Carlos, SP.

Chagas, A. P. S. (2019). Programa de habilidades sociais e educativas para professores dos anos finais do ensino fundamental. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15237

Del Ponti, F. S., Moraes, P. E. H., & Del Prette, Z. A. P. (2020). Bullying e habilidades sociais educativas: avaliação dos professores e alunos. Revista Psicopedagogia, 37(114), 286-298. https://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20200024

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Competência Social e Habilidades Sociais: Manual teórico-prático. Petrópolis: Vozes.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2001). Psicologia das Relações Interpessoais- Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Editora Vozes

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2023). Inventário de habilidades Sociais Educativas para Professores (IHSE-Prof): Manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Vetor (Encaminhado para publicação).

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2022a). Habilidades sociais e desenvolvimento socioemocional na escola: Manual do professor. São Carlos: EDUFSCar.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2022b). Social competence at school: Effectiveness of a teaching at distance program for teachers. Paidéia (Ribeirão Preto), 32, e3239. doi:https://doi.org/10.1590/1982-4327e3239.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2013). Inventário de habilidades Sociais Educativas, versão Professor (IHSE-Prof): Dados psicométricos preliminares. Relatório não publicado disponível com os autores.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2008a). Um sistema de categorias de habilidades sociais educativas. Paidéia (Ribeirão Preto), 18(41), 517–530. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000300008

Gasparin, M. F., & Wagner, M. F. (2021). Habilidades Sociais Educativas e Sintomas Clínicos em Professores de Ensino Fundamental. Contextos Clínicos, 13(3), 922–944. https://doi.org/10.4013/ctc.2020.133.10

Guimarães, C. A. (2019). Habilidades sociais educativas de professores de pré-escolares com desenvolvimento típico, problemas de comportamento e deficiência. Universidade Federal de São Carlos. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11518

Hamre B. K., & Pianta, R. C. (2005). Can instructional and emotional support in the first-grade classroom make a difference for children at risk of school failure? Child Development, 76(5), 949-67. https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2005.00889.x.

International Commission on Education for the Twenty-first Century (1997). Learning: the treasure within. UNESCO Publishing.

Linacre, J. M. (2015). A user’ s guide to winsteps ministep: Rasch-model computer programs. Disponível em: http://www.winsteps.com. Acessado em 20/08/2017.

McDonald, R. P. (2013). Test Theory. Hove: Psychology Press, doi: 10.4324/ 9781410601087

Pianta, R. C. (2015). Teacher–Student Interactions: Measurement, Impacts, Improvement, and Policy. Policy Insights from the Behavioral and Brain Sciences, 3(1), 98–105. https://doi.org/10.1177/2372732215622457

Postholm, M. B. (2018). Teachers’ professional development in school: A review study. Cogent Education, 5: 1522781. https://doi.org/10.1080/2331186X.2018.1522781

Rodrigues, P. V. S., Soares, A. B., & Santos, Z. A. (2022). Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores. Contextos Clínicos, 15(1), DOI:10.4013/ctc.2022.151.11

Rosin-Pinola, A. R., Marturano, E. M. Elias, L. C. S., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Ensinando habilidades sociais educativas para professores no contexto da inclusão escolar. Revista Educação Especial, 30(59), 737–749. https://doi.org/10.5902/1984686X28430

Santos, J. P. (2023). Assessoria virtual a professoras para a promoção de desenvolvimento socioemocional: avaliação de processo e produtos. (Tese de doutorado). Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Serqueira, A. P., Leme, V. B., Quitério, P. L., & Nunes, A. M. (2022). Programa de Habilidades Sociais e Educativas com Professores do Ensino Fundamental. Psico-USF, 27(1) 87-97.

Souza, I. F., Ferreira, B. C., Lima, D. C., & Del Prette, Z. A. P. (2022). Habilidades sociais educativas de professores de alunos público-alvo da educação especial, Interação em Psicologia, 26(2), 1-11.

Tomás, I., Marsh, H. W., González-Romá, V., Valls, V., & Nagengast, M. (2014). Testing measurement invariance across Spanish and English versions of the physical self-description questionnaire: An application of exploratory structural equation modeling. Journal of Sport & Exercise Psychology, 36, 179–188. doi:10.1123/jsep.2013-0070

Wright, B. D., & Masters, G. N. (1982). Rating scale analysis. Chicago: MESA.

Wright, B. D., & Masters, G. N. (2006). Number of Person or Item Strata: (4*Separation + 1)/3. Rasch Measurement Transactions, 16(3), p. 888. Available at: www.rasch.org/rmt/rmt163f.htm.

Published

2024-05-09