Inventario de habilidades sociales educativas del profesorado

Evidencia psicométrica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2024.v18.42422

Palabras clave:

Habilidades Sociales

Resumen

El Inventario de Habilidades Sociales Educativas (IHSE-Prof) evalúa un componente de la competencia sociopedagógica de los docentes para aplicar metodologías activas e interactivas. La muestra estuvo compuesta por 513 docentes de enseñanza básica, predominantemente de la región Sudeste y del sexo femenino (82%). El análisis exploratorio de ecuaciones estructurales indicó la idoneidad de la estructura interna de tres factores (mediación de aprendizaje/desarrollo, disciplina inductiva y apoyo socioemocional), con buenos indicadores de precisión (Omegas > 0,93). El Modelo de Respuesta Graduada proporcionó buenos parámetros de los ítems y las características de los participantes. Los resultados sugieren que el IHSE-Prof es una medida adecuada de las habilidades sociales educativas de los docentes para usos profesionales y de investigación.

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Biografía del autor/a

Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Universiddae Federal de São Carlos

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Psicologia Social, pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado em Psicologia Experimental, pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Psicologia das Habilidades Sociais, na Universidade da Califórnia (2002). Atualmente é Professora Titular aposentada da Universidade Federal de São Carlos e Bolsista Pesquisadora (CNPq-1A). Está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência em Relações Interpessoais, atuando principalmente nos seguintes temas: habilidades sociais, competência social, assertividade, prática pedagógica e desenvolvimento interpessoal.  É coordenadora do Grupo de Pesquisa “Relações Interpessoais e Habilidades Sociais” (http://www.rihs.ufscar.br).

 

Almir Del Prette, Universidade Federal de São Carlos

Almir Del Prette. Graduado em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru, Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. É Professor Titular Aposentado e atua como professor voluntário junto ao Departamento de Psicologia da UFSCar e está vinculado aos programas de Pós-Graduação em Educação Especial e em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência em Processos Grupais e de Comunicação, com ênfase nos temas: habilidades sociais, competência social, assertividade, intervenção em grupo e desenvolvimento interpessoal. Publicou mais de uma centena de artigos em periódicos especializados dezenas de capítulos de livros, 18 livros (com diversas reedições), sendo 12 autorais, 04 manuais de testes e 03 organizações de livros. Orientou dissertações de mestrado e de doutorado e dezenas de trabalhos de iniciação cientifica e de conclusão de curso.

 

Evandro Morais Peixoto, Universidade São Francisco

Doutor em Psicologia, Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade São Francisco USF, Campinas, SP – Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1007-3433. Tel (019) 3779-3396, email: evandro.peixoto@usf.edu.br

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Publicado

2024-05-09