Envolvimento dos encarregados de educação na escola: perspectiva dos professores

Autores

  • Maria Raquel Rodrigues Santana Instituto Politécnico de Beja / CICS-NOVA
  • David Justino CICS-NOVA
  • Sílvia de Almeida CICS-NOVA

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27418

Palavras-chave:

Relação escola/família, Práticas de envolvimento parental nas escolas, Representações dos professores

Resumo

O presente estudo envolveu a participação de 313 professores de oito municípios da região do Alentejo e procurou analisar: I) tipos de práticas de envolvimento parental mais recorrentes nas escolas; II) atividades promovidas para o envolvimento dos encarregados de educação (EE); III) barreiras ao envolvimento dos EE; IV) aspectos que podem melhorar esse envolvimento. As práticas recorrentes para envolver os EE são as do Tipo 2, 4, 5 e 6.; é identificada como atividade comum para o envolvimento dos EE, a realização de festas e como barreiras, a indisponibilidade do EE para acompanhar o educando ou para se comunicar com a escola. Para a melhoria do envolvimento parental, sugere-se o desenvolvimento de projetos e atividades que propiciem a comunicação escola/família.

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Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Dossiê Temático Engajamento Escolar