Avaliação da Linguagem e do Processamento Auditivo na Caracterização Neuropsicológica do TDAH: Revisão Sistemática

Autores

  • Mirella Liberatore Prando
  • Geise Machado Jacobsen
  • André Luiz Moraes
  • Hosana Alves Gonçalves
  • Rochele Paz Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.24879/201300700100252

Palavras-chave:

Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade, transtorno de linguagem, percepção auditiva, neuropsicologia

Resumo

O objetivo foi identificar estudos que investigaram o processamento auditivo (PA) e linguístico na avaliação clínica e/ou neuropsicológica de crianças/
adolescentes com TDAH. Buscamos em base de dados PubMed de 2000 a 2012 pela sintaxe [language or linguistic] AND [auditory processing or
auditory perception] AND [attention deficit or hyperactivity]. Os abstracts foram analisados por double blind review com terceiro juiz para consenso. De
202 resumos, foram analisados 17 artigos completos, com 15 incluídos; 46,67% dos estudos avaliaram a linguagem (palavra e sentença), 33,33%, PA
(integração binaural, processamento temporal e figura-fundo auditiva) e 13,33%, ambos. O transtorno de leitura foi a comorbidade mais prevalente
(46,67%). Em geral, o desempenho linguístico e de PA não foram analisados para fins neuropsicológicos específicos, mas apenas para identificar
comorbidades.

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Publicado

2017-09-27

Edição

Seção

Artigos