WISC-IV: Evidências de Validade para Grupos Especiais de Superdotados” WISC-IV

Autores

  • Mariângela Miranda Ferreira Macedo Doutoranda do Programa de Pós – Graduação da Universidade Salgado de Oliveira Niterói, RJ, Brasil.
  • Márcia Elia da Mota Orientadora do Programa de Pós – Graduação da Universidade Salgado de Oliveira Niterói, RJ, Brasil.
  • Marsyl Bulkool Mettrau Co-Orientadora do Programa de Pós – Graduação da Universidade Salgado de Oliveira Niterói, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.24879/2017001100100213

Resumo

O objetivo do estudo é verificar evidências de validade da Escala Wechsler Inteligência (WISC-IV) para grupos especiais superdotados, baseada em variáveis externas com grupos especiais superdotados. Os instrumentos utilizados foram: Escala Wechsler Inteligência (WISC-IV) e Escala Características Comportamentais Alunos Habilidades Superiores - Revisada (SRCBBSS-R), versão professores, itens Aprendizagem, Criatividade, Motivação e Comunicação-Precisão. Participaram 68 crianças e adolescentes, de 6 a 16 anos e 11 meses dividos em: Grupo (superdotado) de 31 crianças com indicativos Superdotação (SRCBBSS-R) e grupo (não-superdotado) de 37 crianças não indicados (SRCBBSS-R). Análise por meio do test-t de Student apontaram diferenças estatisticamente significativas entre ser superdotado e não-superdotado ( de acordo com SRCBBSS-R), em relação (WISC-IV), em QI Total e Índices Fatoriais. Para QIT, t (66) 7,46, P < 0,001, indicando que o WISC IV discrimina os grupos. Estudos com amostras de outras regiões poderão complementar o presente estudo.

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Biografia do Autor

Mariângela Miranda Ferreira Macedo, Doutoranda do Programa de Pós – Graduação da Universidade Salgado de Oliveira Niterói, RJ, Brasil.

Rua Marechal Deodoro 217, Centro
CEP: 24020-420 – Niterói/Rio de Janeiro

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Publicado

2017-07-19

Edição

Seção

Artigos