Suporte familiar e autoconceito infantojuvenil em acolhidos, escolares e infratores

Autores

  • Makilim Nunes Baptista Docente do Programa de Pós – Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (USF), Itatiba-SP
  • Fabián Javier Marin Rueda Docente do Programa de Pós – Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (USF), Itatiba-SP
  • Edna Maria Brandão Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós – Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (USF), Itatiba-SP

DOI:

https://doi.org/10.24879/2017001100100212

Resumo

Este estudo objetivou verificar a percepção do suporte familiar e o autoconceito e buscar correlações entre os construtos em três grupos distintos.Participaram 157 crianças e adolescentes de 10 a 18 anos, sendo 68 acolhidos institucionalmente (G1), 58 alunos de escolas públicas (G2) e 31 adolescentes infratores (G3). Foram aplicados o Inventário de Percepção do Suporte Familiar (IPSF) e a Escala de Autoconceito Infantojuvenil (EAC-IJ). Os principais resultados mostraram que os grupos G1, G2 e G3 se mantiveram em ordem crescente quanto às médias apresentadas, tanto em suporte familiar quanto em autoconceito. Foram encontradas correlações de magnitudes fracas ou moderadas entre os instrumentos. Aúnica correlação que se manteve, nos três grupos, foi entre o Autoconceito Familiar e o Fator Afetivo Consistente. Os resultados obtidos corroboraram com a literatura no sentido de associar o suporte familiar ao desenvolvimento do autoconceito. Futuras pesquisas podem investigar estes dois construtos em diferentes grupos de crianças e adolescentes.

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Biografia do Autor

Makilim Nunes Baptista, Docente do Programa de Pós – Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (USF), Itatiba-SP

Prof. Dr. Makilim Nunes Baptista
Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em
Psicologia da Universidade São Francisco.
R. Waldemar César da Silveira, 105
Vl. Cura D’Ars (SWIFT).
CEP: 13045-510 – Campinas - São Paulo

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Publicado

2017-07-19

Edição

Seção

Artigos