Análise psicossocial do fracasso escolar na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Fauston Negreiros Universidade Federal do Piauí/UFPI
  • Carolina Fernanda da Costa Silva Universidade Federal do Piauí/UFPI.
  • Yamila Larisse Gomes de Sousa Universidade Federal do Piauí/UFPI.
  • Layane Bastos dos Santos Instituto Federal do Tocantins - IFTO

DOI:

https://doi.org/10.24879/201700110010066

Resumo

Este estudo objetiva identificar fatores determinantes para o fracasso escolar vivenciado pelos estudantes inseridos na Educação de Jovens e Adultos – EJA, além das motivações para manter-se nesta modalidade. Participaram 233 estudantes do 3º e 4ª ciclo, maioria homens (57,1%), com idade média de 18 anos (variando de 15 a 54 anos). Utilizou-se um questionário estruturado e qualitativo, e a análise foi realizada com o software Iramuteq®, empregando-se o método de Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados evidenciam falta de interesse nos estudos como principal causa para repetência escolar e para o ingresso desses alunos na EJA, bem como emergiram classes que indicam motivações direcionadas a uma perspectiva de futuro para a permanência desses alunos nesta modalidade de ensino.

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Biografia do Autor

Fauston Negreiros, Universidade Federal do Piauí/UFPI

Psicólogo, Mestre e Doutor em Educação. Professor do Departamento de Psicologia e Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Piauí/UFPI. Coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar/PSIQUED.

Carolina Fernanda da Costa Silva, Universidade Federal do Piauí/UFPI.

Graduanda de Psicologia pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar/PSIQUED.

Yamila Larisse Gomes de Sousa, Universidade Federal do Piauí/UFPI.

Graduanda de Psicologia pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar/PSIQUED.

Layane Bastos dos Santos, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Psicóloga, Professora e Pesquisadora. Mestre em Psicologia. Bacharel e Licenciada em Psicologia. Tecnóloga em Publicidade e Propaganda. Atualmente, Trabalha como Psicóloga com vinculo efetivo no Instituto Federal do Tocantins - IFTO, mas em exercício provisório no Instituto Federal do Piauí - IFPI. Atua como professora na Universidade Estadual do Maranhão e como professora colaboradora do Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós-Graduação-INESPO.

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Publicado

2017-07-19

Edição

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Artigos