Diferenças regionais e as normas de interpretação do Teste de Bender-Sistema de Pontuação Gradual

Autores

  • Ana Paula Porto Noronha Universidade São Francisco (Itatiba), Brasil
  • Fabián Javier Marín Rueda Universidade São Francisco (Itatiba), Brasil
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco (Itatiba), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.24879/20150090010017

Resumo

O presente estudo avaliou amostras de quatro estados brasileiros em relação ao desempenho no Bender-Sistema de Pontuação Gradual. Participaram 1.148 crianças, de ambos os sexos, com idades variando de seis a 10 anos (M = 8,09, DP = 1,36), dos estados de Minas Gerais (26,0%), Paraíba (18,6%), Piauí (24,0%) e São Paulo (31,4%). Os resultados indicaram que as diferenças entre os estados foram significativas apenas nas crianças de nove e 10 anos. Na pontuação total do teste Bender-Sistema de Pontuação Gradual, embora as crianças de São Paulo tenham apresentado o melhor desempenho e as de Minas Gerais o pior, a diferença não foi significativa. Os achados são discutidos à luz da literatura.

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Publicado

2016-10-04

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Artigos