Inventário de Habilidades Sociais Educativas de Professores

evidências psicométricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2024.v18.42422

Palavras-chave:

Habilidades Sociais

Resumo

O Inventário de Habilidades Sociais Educativas (IHSE-Prof) avalia um componente da competência social pedagógica dos professores na condução de metodologias ativas e interativas para promoção de aprendizagem acadêmica e desenvolvimento socioemocional. A amostra foi de 513 professores do ensino fundamental predominantemente da região Sudeste e do sexo feminino (82%). A Análise de Equações Estruturais Exploratória indicou adequação da estrutura interna de três fatores (mediação aprendizagem/desenvolvimento, disciplina indutiva e suporte socioemocional), todos com bons indicadores de precisão (Ômegas > 0,93). O Modelo de Resposta Graduada forneceu os parâmetros adequados dos itens e das características dos participantes (dificuldades/theta e índices de ajuste), sugerindo que o IHSE-Prof é uma medida apropriada de habilidades sociais educativas dos professores uso profissional e de pesquisa.

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Biografia do Autor

Zilda A. P. Del Prette, Universiddae Federal de São Carlos

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Psicologia Social, pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado em Psicologia Experimental, pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Psicologia das Habilidades Sociais, na Universidade da Califórnia (2002). Atualmente é Professora Titular aposentada da Universidade Federal de São Carlos e Bolsista Pesquisadora (CNPq-1A). Está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência em Relações Interpessoais, atuando principalmente nos seguintes temas: habilidades sociais, competência social, assertividade, prática pedagógica e desenvolvimento interpessoal.  É coordenadora do Grupo de Pesquisa “Relações Interpessoais e Habilidades Sociais” (http://www.rihs.ufscar.br).

 

Almir Del Prette, Universidade Federal de São Carlos

Almir Del Prette. Graduado em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru, Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. É Professor Titular Aposentado e atua como professor voluntário junto ao Departamento de Psicologia da UFSCar e está vinculado aos programas de Pós-Graduação em Educação Especial e em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência em Processos Grupais e de Comunicação, com ênfase nos temas: habilidades sociais, competência social, assertividade, intervenção em grupo e desenvolvimento interpessoal. Publicou mais de uma centena de artigos em periódicos especializados dezenas de capítulos de livros, 18 livros (com diversas reedições), sendo 12 autorais, 04 manuais de testes e 03 organizações de livros. Orientou dissertações de mestrado e de doutorado e dezenas de trabalhos de iniciação cientifica e de conclusão de curso.

 

Evandro Morais Peixoto, Universidade São Francisco

Doutor em Psicologia, Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade São Francisco USF, Campinas, SP – Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1007-3433. Tel (019) 3779-3396, email: evandro.peixoto@usf.edu.br

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Publicado

2024-05-09