Intenção de abandono profissional em professores brasileiros

revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2024.v18.37834

Palavras-chave:

Professores, Educação, Intenção de Abandono Profissional, Revisão Sistemática

Resumo

A revisão sistemática objetivou levantar e sumariar as características e os principais resultados de estudos que investigaram a intenção de abandono profissional (IAP) e o abandono definitivo da profissão em professores brasileiros. A pesquisa ocorreu nas bases Scielo, Pepsic, Educ@ e busca manual, orientada pelo guia PRISMA. Os resultados revelam diversas motivações para IAP e abandono definitivo da docência. Identificou-se a ausência de estudos de prevalência e longitudinais, poucas publicações no âmbito da psicologia, escassez de estudos com docentes da educação tecnológica, especial, superior e do setor privado; não foram identificadas amostras das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.

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Biografia do Autor

Pricila Kuhn, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Psicóloga graduada pela UNISINOS (2020), mestra em Psicologia Clínica pela mesma
instituição (2022) e membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde Ocupacional
GPPSO - UNISINOS

Michelle Engers Taube, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutoranda em Psicologia Clínica (2019) na UNISINOS, Mestra em Psicologia Clínica
(2017) pela UNISINOS, Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (2020)
pelo Cognitivo e Faculdade Monteiro Lobato, Especialista em Psicologia Organizacional
e do Trabalho (2018) e do Trânsito (2015) pelo Conselho Federal de Psicologia,
Formação em Coaching pelo IBC e Faculdade Monteiro Lobato (2015) e em Dinâmica
dos Grupos pela SBDG (2008), Especialização em Psicologia Organizacional pelo
Instituto de Desenvolvimento Global (2003) e graduada em Psicologia pela URI (2001).
Integrante do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde Ocupacional GPPSO -
UNISINOS. Professora do curso de Psicologia e pós graduação na UNIVATES.

Mary Sandra Carlotto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Graduação em Psicologia pela UNISINOS (1983), mestrado em Saúde Coletiva pela
Universidade Luterana do Brasil (2002) e doutorado em Psicologia Social pela
Universidade de Santiago de Compostela/Espanha (2005). Pós-doutorado pela
Universidade de Valencia/Espanha (2010). Professora do Curso de Psicologia e do PPG
em Psicologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Coordenadora do
Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde Ocupacional (GPPSO). Membro da equipe de
investigação da Unidad de Investigación Psicosocial de la Conducta Organizacional
(UNIPSICO) - Universidade de Valencia - Espanha. Membership of Society for
Occupational Health Psychology (EUA). International Affiliate Member of European
Academy of Occupational Health Psychology (EAOHP). Editora Associada da Revista
Quaderns de Psicologia/Barcelona/Espanha. Principais temas de pesquisa: Riscos
Psicossociais no Trabalho; Estresse e Coping Ocupacional, Síndrome de Burnout;
Assédio Moral; Adição ao Trabalho; Tecnoestresse; Transtornos Mentais Relacionados
ao Trabalho; Bem-estar no Trabalho; Liderança; interação Trabalho-Família.

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Publicado

2024-06-15