Evidências de efetividade da terapia de regulação infantil para ansiedade e depressão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2024.v1.37453

Palavras-chave:

Ansiedade, Depressão, Crianças, Terapia cognitivo-comportamental, Anxiety, Depression, Children, Cognitive behavioral therapy

Resumo

Este estudo objetivou avaliar a efetividade da Terapia de Regulação Infantil (TRI) para
reduzir sintomas de ansiedade e depressão em crianças de 8 a 12 anos. Realizou-se um
estudo descritivo com delineamento de série temporal, aplicando a TRI em 19 crianças de
ambos os sexos, comparando a sintomatologia pré e pós-intervenção. Os dados foram
analisados por ANOVA de medidas repetidas e análises Post Hoc. Os resultados sugerem
que o protocolo colaborou para a redução da ansiedade e depressão significativamente. A
principal mudança para ansiedade ocorreu depois da etapa de regulação emocional, e em
relação à depressão após o trabalho comportamental.

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Biografia do Autor

Marina Heinen, UNISINOS

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). Doutoranda em Psicologia pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) com bolsa integral PROSUC/CAPES. Possui formação em Psicologia Escolar (ELO Psicologia e Desenvolvimento). Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência na Wainer Psicologia e em Psicoterapia e Intervenções Familiares na Elo Psicologia e Desenvolvimento. Integrante do Núcleo de Estudos de Família e Violência (NEFAV) do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UNISINOS. Colaboradora no Grupo de Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (GAAPCC) do Programa de Pós Graduação em Psicologia da PUCRS. É psicóloga licenciada do Programa de Educação Socioemocional TRI. É Educadora Parental e da primeira infância pela Positive Discipline Association (PDA - EUA).

Carolina Maiato de Lima, PUCRS

Psicóloga graduada pela PUCRS (2017). Especialização em andamento em Terapias Cognitivo-Comportamentais em Infância e Adolescência pelo InTCC - Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar e em Orientação, Supervisão e Gestão Escolar pela Uninter. Atualmente é psicóloga escolar na Escola de Educação Infantil Tempo de Crescer, coordenadora do NAES - Núcleo de Apoio às Escolas no InTCC e membro do NEPPE - Núcleo de Estudo e Prática em Psicologia Escolar. 

Marina Gusmão, InTCC

Psicóloga – CRP/RS 07/09903; Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Unisinos e pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC); Docente na área de TCC em mais de dez estados brasileiros; Conferencista internacional com ênfase em Psicoterapias Cognitivas na Infância; Autora e Co-autora de diversas obras-referência na área das Terapias Cognitivas; Diretora Administrativa do InTCC/RS; Coordenadora do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais e do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência do InTCC

Margareth da Silva Oliveira, PUCRS

Margareth da Silva Oliveira é Pesquisadora nível 1-C do CNPq, Professora Titular de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), atuando como Professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Nota 6 CAPES) e Coordenadora do Grupo de Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva e Comportamental (GAAPCC). Coordenadora do LABICO (Laboratório de Intervenções Cognitivas). Coordenadora do Grupo de Trabalho: Processos, Saúde e Investigação em uma perspectiva cognitivo comportamental na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Sócia-fundadora da FBTC (Federação Brasileira de Terapias Cognitivas). Membro da Diretiva da ALAPCCO (Associação Latino-Americana de Psicoterapias Cognitivas e Comportamental (Gestão 2019-2022). Colaboradora no Laboratory for Stress Assessment and Research, coordenado pelo Prof. Ph.D. George M. Slavich, inserido no Cousins Center for Psychoneuroimmunology do Departamento de Psiquiatria da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (2001). Realizou Pós-Doutorado nos Estados Unidos, na University of Maryland Baltimore County (UMBC), sob a supervisão do Prof. Ph.D Carlo DiClemente (2008). Foi Decana associada da Escola de Ciências da Saúde (PUCRS). 

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Publicado

2023-11-08