Mapeamento e construção coletiva de estratégias de intervenção em estresse entre docentes
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2023.v17.36390Palavras-chave:
Intervenção, Estresse ocupacional, Escola pública, Intervention, Occupational stress, Public school, Intervención, Estrés ocupacional, Escuela públicaResumo
O estresse entre docentes tem se mostrado problema crescente. O objetivo do trabalho
foi realizar um mapeamento, visando à construção coletiva de soluções interventivas em
estresse ocupacional, em nível organizacional, junto a docentes em escola pública.
Reuniões de grupo focal permitiram o levantamento das percepções dos participantes
sobre estratégias direcionadas aos estressores diagnosticados. Os resultados da análise
de conteúdo evidenciaram o relacionamento com alunos e familiares como ponto crítico,
seguido de outros fatores intrínsecos ao trabalho, sobre os quais emergiram reflexões e
contribuições no sentido de minimização. Duas ações foram desenhadas e aprimoradas
pela totalidade dos participantes.
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