Pobreza multidimensional e parentalidade em famílias residentes em Belém-PA
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2023.v17.34730Palavras-chave:
Pobreza, Parentalidade, Família, Poverty, Parenthood, Families, Parentalidad, FamiliasResumo
O objetivo deste artigo é analisar a relação entre a pobreza multidimensional e parentalidade em famílias de Belém, estado do Pará. Entrevistou-se 448 responsáveis de famílias pobres residentes de Belém (PA), com o Inventário de Pobreza Familiar e o Inventário de Estilos Parentais. Cerca de 80% dos participantes concentraram-se nos níveis de pobreza entre 20% e 40%, com média abaixo da nacional. As dimensões Vulnerabilidade, Conhecimento, Desenvolvimento e IPF Total apresentaram relações com a parentalidade encontrada nas famílias. Os dados apontaram que quanto maior a condição de pobreza da família, maior a tendência que ela exerça uma parentalidade de risco.
Downloads
Referências
Attree, P. (2005). Parenting support in the context of poverty: A meta-synthesis of the qualitative evidence. Health and Social Care in the Community, 13(4), 330–337. doi:10.1111/j.1365-2524.2005.00562.x.
Barros, R. P., Carvalho, M., & Franco, S. (2006). Pobreza multidimensional no Brasil. Recuperado de https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1227.pdf
Bem, L. A., & Wagner, A. (2006). Reflexões sobre a construção da parentalidade e o uso de estratégias educativas em famílias de baixo nível socioeconômico. Psicologia em Estudo, 11(1), 63–71. doi:10.1590/S1413-73722006000100008
Bolfarine, H., & Bussab, W. (2005). Elementos de Amostragem. São Paulo: Edgar Blücher.
Bortolini, M., & Andretta, I. (2013). Práticas parentais coercitivas e as repercussões nos problemas de comportamento dos filhos. Psicologia Argumento, 31(73), 227–235. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20175
Bronfenbrenner, U. (1996). A ecologia do desenvolvimento humano: Experimentos naturais e planejados (Trad. M. A. V. Veronese). Porto Alegre: Artmed. (Original publicado em 1979).
Dreyer, B., Chung, P. J., Szilagyi, P., & Wong, S. (2016). Child poverty in the United States today: Introduction and executive summary. Academic Pediatrics, 16(3S), S1–S5. doi:10.1016/j.acap.2016.02.010.
Engel de Abreu, P. M. J., Tourinho, C. J., Puglisi, M. L., Nikaedo, C., Abreu, N., Miranda, M. C., Befi-Lopes, D. M., Bueno, O. F. A., & Martin, R. (2015). A pobreza e a mente: Perspectiva da ciência cognitiva. Walferdange, Luxembourg: The University of Luxembourg.
Evans, G. W. (2016). Childhood poverty and adult psychological well-being. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 113(52), 14949–14952. doi:10.1073/pnas.1604756114
Falcke, D., Rosa, L. W., & Steigleder, V. A. T. (2012). Estilos parentais em famílias com filhos em idade escolar. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 5(2), 282–293. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v5n2/v5n2a08.pdf
Fávero, L., Belfiore, P., Silva, F., & Chan, B. (2009). Análise dos dados: Modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier.
Gomide, P. I. C. (2011). Inventário de estilos parentais – IEP: Modelo teórico, manual de aplicação, apuração e interpretação (2a. ed). Petrópolis, RJ: Vozes.
Gonçalves, M. B. C., & Silveira, R. da M., Nt. (2013). Persistência intergeracional de educação no Brasil: O caso da Região Metropolitana do Recife. Estudos em Economia, 43(3), 435–463. Recuperado de https://www.scielo.br/j/ee/a/BYJWvCwCSRJy9dnxhcBYspz/?format=pdf&lang=pt
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2017). Cidades - Pará - Belém. Recuperado de https://cidades.ibge.gov.br/v4/brasil/pa/belem/panorama
Koller, S. H., De Antoni, C., & Carpena, M. E. F. (2012). Famílias de crianças em situação de vulnerabilidade social. In M. N. Baptista, & M. L. M. Teodoro (Orgs.), Psicologia de família: Teoria, avaliação e intervenção (pp. 156-165). Porto Alegre: Artmed.
Morris, A. S., Robinson, L. R., Hays-Grudo, J., Claussen, A. H., Hartwig, S. A., & Treat, A. E. (2017). Targeting parenting in early childhood: a public health approach to improve outcomes for children living in poverty. Child Development, 88(2), 388–397. doi:10.1111/cdev.12743
Moura, L. N. B. de, & Gomes, K. R. O. (2014). Planejamento familiar: uso dos serviços de saúde por jovens com experiência de gravidez. Ciência & Saúde Coletiva, 19(3), 853–863. doi:10.1590/1413-81232014193.10902013
Richaud, M. C., Mestre, M. V., Lemos, V., Tur, A., Ghiglione, M., & Samper, P. (2013). La influencia de la cultura en los estilos parentales en contextos de vulnerabilidad social. Avances en Psicología Latinoamericana, 31(2), 419–431. Recuperado de http://www.scielo.org.co/pdf/apl/v31n2/v31n2a09.pdf
Sampaio, I. T. A., & Gomide, P. I. C. (2007). Inventário de estilos parentais (Iep) – Gomide (2006): Percurso de padronização e normatização. Psicologia Argumento, 25(48), 15-26. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19675
Sarti, C. A. (1994). A família como ordem moral. Cadernos de Pesquisa, 91, 46–53. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/875
Sarti, C. A. (2015). Famílias enredadas. In: M. A. F. Vitale, & A. R. Costa. Família: Redes, Laços e Políticas Públicas (6a ed., pp. 31-48). São Paulo: Cortez Editora.
Silva, J. L. G. V., Soares, E. A., Caetano, E. A., Loyola, Y. C. de S., Garcia, J. A. D., & Mesquita, G. (2011). O Impacto da escolaridade materna e a renda per capita no desenvolvimento de crianças de zero a três anos. Revista Ciências em Saúde, 1(2), 62–67. doi:10.21876/rcsfmit.v1i2
Silva, A. F., Sousa, J. S. de, & Araujo, J. A. (2017). Evidências sobre a pobreza multidimensional na região Norte do Brasil. Revista de Administração Pública, 51(2), 219–239. doi:10.1590/0034-7612160773doi:10.1590/0034-7612160773
Silva, S. S. C., Pontes, F. A. R., Lima, L. C., & Maluschke, J. B. (2010). Rede social e papeis de gênero de casais ribeirinhos de uma comunidade amazônica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(4), 605-612. doi:10.1590/S0102- 37722010000400004
Szymanski, H. (2004). Práticas educativas familiares: A família como foco de atenção psicoeducacional. Estudos de Psicologia, 21(2), 5–16. doi:10.1590/S0103-166X2004000200001
Yunes, M. A. M., Garcia, N. M., & Albuquerque, B. de M. (2007). Monoparentalidade, pobreza e resiliência: entre as crenças dos profissionais e as possibilidades da convivência familiar. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20(3), 444–453. doi:10.1590/S0102-79722007000300012