Saúde discente em uma universidade pública: um estudo no nordeste brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.32574

Palavras-chave:

saúde, estudantes universitários, ambiente universitário

Resumo

O ingresso na universidade promove transformações psicossociais na trajetória dos discentes. Este estudo de levantamento analisou a repercussão do ambiente universitário para a saúde dos estudantes (n = 273). O questionário utilizado avaliava a saúde psíquica e física, o uso de substâncias, a automedicação, a percepção do ambiente universitário e variáveis sociodemográficas. Foram realizadas análises bivariadas e de regressão logística binária. Mais de 90% dos participantes informou sentir sintomas psíquicos e físicos. A carga horária excessiva foi preditora de tristeza e ansiedade. O estudo pode subsidiar o desenvolvimento de ações de promoção à saúde dos estudantes.

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Biografia do Autor

Camilla Araújo Lopes Vieira, Universidade Federal do Ceará

Professora do curso de Graduação em Psicologia, dos Programas de Pós-graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas e Acadêmico de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Ceará, campus de Sobral, e coordenadora do Laboratório de Clínica, Sujeito e Políticas Públicas - CLIPSUS. Também é professora convidada do programa de pós graduação Mestrado Profissional em Psicanálise e Políticas Públicas da UERJ.

Francisco Pablo Huascar Aragão Pinhiero, Universidade Federal do Ceará

Professor do curso de Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará, campus de Sobral. É integrante do Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação.

Carla Ribeiro de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, campus de Sobral, e integrante do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE). 

Carlos Magno Sérgio Lima, Universidade Federal do Ceará

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, campus de Sobral e bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Ceará.

Esthela Sá Cunha, Universidade Federal do Ceará

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, campus de Sobral, e integrante do Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação

Hellyne Maria Teles Aguiar, Universidade Federal do Ceará

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, campus de Sobral, e integrante do Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação.

Vírnia Ponte Alcântara, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga e Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral.

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Publicado

2022-07-21