Efeito do sistema de economias de fichas sobre o comportamento cooperativo em crianças
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.30530Resumo
O sistema de economia de fichas (SEF) foi usado em um jogo para avaliar seu efeito sobre a cooperação. Crianças de uma escola pública receberam fichas e optaram entre guardá-las ou doálas anonimamente em uma urna; o número de fichas era triplicado e distribuído igualmente às crianças, que escolhiam, então, entre “comprar” itens ou economizar. O SEF teve efeito na cooperação: 60% das crianças adotaram mais a estratégia cooperativa do que a egoísta, ainda que os perfis individuais mostrem uma aparente exploração de estratégias diversas. O SEF mostrou-se uma alternativa viável e aponta caminhos para aplicação em contextos escolares.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
Rosana Suemi Tokumaru
Fabiana Maris Versuti
Fabiana Maris Versuti
Downloads
Publicado
2020-10-24
Edição
Seção
Número Temático Cérebro & Mente: Reflexões e Processos Psicológicos Básicos