Relações familiares e cognições disfuncionais de adolescentes: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.29297

Palavras-chave:

Relações familiares, Cognição, Adolescente, Terapia cognitiva, Revisão

Resumo

O bom funcionamento familiar é fundamental para o desenvolvimento saudável e cognitivo de crianças e adolescentes. Neste sentido, o objetivo do presente estudo foi reunir, sistematizar e analisar pesquisas que tratassem da associação entre relações familiares e cognições disfuncionais dos filhos entre 2008 e 2019. A partir da busca em cinco bases de dados, utilizando como referência o PRISMA, foram selecionados 13 artigos. A análise dos artigos indicou uma grande variedade de termos utilizados para descrever tanto as relações familiares (por exemplo, parentalidade, conflitos) quanto as cognições (cognições mal adaptativas, distorções cognitivas, crenças metacognitivas). Em termos das associações, foi encontrado um padrão entre relações familiares disfuncionais e cognições relacionadas à ansiedade. 

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Publicado

2021-02-18