Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básico

Palavras-chave: Clima de escola, Envolvimento do/a estudante na escola, Sucesso escolar

Resumo

O presente estudo teve como objetivos: a tradução e adaptação de um questionário de clima de escola para estudantes portugueses (Delaware School Climate Survey–Student - DSCS-S); compreender as relações entre clima de escola e envolvimento dos alunos na escola e o seu sucesso escolar anterior. Foi também aplicada a Escala Quadridimensional de Envolvimento dos Estudantes (EAE-E4D) a 442 estudantes de escolas básicas de Évora, Portugal.

Os resultados demonstram a importância das relações professor/a – aluno/a na forma como o clima de escola se relaciona com percursos escolares bem-sucedidos. Foram encontradas diferenças significativas no envolvimento afetivo e comportamental entre alunos com e sem sucesso escolar. Verificou-se uma correlação positiva e moderada entre o clima de escola e o envolvimento na escola.

Referências

Appleton, J., Christenson, S., & Furlong, M. (2008). Student engagement with school: Critical conceptual and methodological issues of the construct. Psychology in the School, 45(5), 369–386. https://doi.org/10.1002/pits.20303

Bear, G. G., Gaskins, C., Blank, J., & Chen, F. F. (2011). Delaware School Climate Survey-Student: Its factor structure, concurrent validity, and reliability. Journal of School Psychology. 49(2), 157-74. https://doi.org/10.1016/j.jsp.2011.01.001

Bear, G., Yang, C., Harris, A., Mantz, L., Hearn, S., & Boyer, D. (2016).Technical manual for Delaware School Survey: Scales of School Climate, Bullying Victimization, Student Engagement, and Positive, Punitive, and Social Emotional Learning Techniques. Retrieved from University of Delaware, Center for Disabilities Studies, Positive Behavioral Supports and School Climate. Project website: http://wordpress.oet.udel.edu/pbs/technical-manual-forschool-climate-surveys.

Bear, G. G., Holst, B., Lisboa, C., Chen, D., Yang, C., & Chen, F. F. (2015). A Brazilian Portuguese survey of school climate: Evidence of validity and reliability. International Journal of School & Educational Psychology, 4 (3), 165-178. https://doi.org/10.1080/21683603.2015.1094430

Berg, J. K. & Aber, J. L. (2015).A multilevel view of predictors of children’s perceptions of school interpersonal climate. Journal of Educational Psychology, 107(4), 1150–1170. http://dx.doi.org/10.1037/edu0000027

Bronfenbrenner, U. (2002). A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas.

Charneca, A. L. & Melo, M. (2013, julho). Envolvimento na escola, bem-estar e vinculação aos pais, pares e professores/as: um estudo com alunos/as dos Ensinos Básico e Secundário. In I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação – Universidade de Lisboa.

Estell, D., & Perdue, N. (2013). Social support and behavioral and affective school engagement: the Effects of peers, parents, and teachers. Psychology in the Schools, 50(4), 325-339. https://doi.org/10.1002/pits.21681.

Fernandes, H. (2012). Envolvimento dos Alunos na Escola - Um Estudo em Escolas de São Miguel. (Dissertação de Mestrado). Universidade dos Açores, Ponta Delgada.

Finn, J. (1989). Withdrawing from school. Review of Educational Research, 59, 117– 142.

Fredricks, J. A., Blumenfeld, P. C., & Paris, A. H. (2004). School Engagement: Potential of the concept, state of the evidence. Review of Educational Research, 74(1), 59–109. https://doi.org/10.3102/00346543074001059

Furrer, C., & Skinner, E. (2003). Sense of relatedness as a factor in children’s academic engagement and performance. Journal of Educational Psychology, 95(1), 148-162. https://doi.org/10.1037/0022-0663.95.1.148

Goodenow, C. (1993). Classroom belonging among early adolescent students: Relationships to motivation and achievement. Journal of Early Adolescence, 13, 21-43

Hendron, M., & Kearney, C. A. (2016). School climate and student absenteeism and internalizing and externalizing behavioral problems. Children and Schools, 38 (2), 109–116.

Lam, S. & Jimerson, S. (2008). Exploring student engagement in school internationally. Consultation Paper, 1-13.

Lee, V. E., Smith, J. B., Perry, T. E., & Smylie, M. A. (1999). Social support, academic press, and student achievement: A view from the middle grades in Chicago. Disponível em http://ccsr.uchicago.edu/sites/default/files/publications/p0e01.pdf

Leite, A. A. G. (2017). Atitudes face a si próprio e envolvimento na escola: estudo com alunos do sistema aprendizagem em alternância.(Tese de Doutoramento). Instituto da Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa.

Reeve, J., & Tseng, C. M. (2011). Agency as a fourth aspect of students’ engagement during learning activities. Contemporary Educational Psychology, 36 (4), 257–267. https://doi.org/10.1016/ j.cedpsych.2011.05.002

Sahil, S. (2010). A structural model of the relationship between teacher, peer, and parental support, behavioral engagement, academic. Efficacy and cognitive engagement of secondary school adolescents. (PhD thesis in Philosophy.University of Malaysia).

Soares, J., Melo, M., & Almeida, A. (2014). Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP (Students engagement with school and school disruption: A study with students on a TEIP school). In F. H. Veiga, A. Almeida, C. Carvalho, D. Galvão, F. Goulão, F. Marinha, I. Festas, I. Janeiro, J. Nogueira, J. Conboy, M. Melo, M. C. Taveira, S. Bahía, S. N. Caldeira, & T.Pereira (2014). Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (pp. 509-525). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Thapa, A., Cohen, J., Guffey, S., & Higgins-D’Alessandro, A. (2013). A Review of School Climate Research. Review of Educational Research, 83(3), 357–385. https://doi.org/ 10.3102/0034654313483907

Veiga, F. H., Almeida, A., Carvalho, C., Janeiro, I., Nogueira, J., Melo, M., Festas, M., Baía, S., Caldeira, S. (2009). Envolvimento dos alunos em escolas portuguesas: Elementos de um projecto de investigação. In B. Silva, L. Almeida, A. Barca e M. Peralbo (Orgs.), Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 4272-4281). Braga: CIEd, Universidade do Minho, ISBN 978-972-8746-71-1.

Veiga, F. H. (2013). Envolvimento dos alunos/as na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(291), 441–450.

Veiga, F. H. (2016). Assessing student Engagement in School: Development and validation of a four-dimensional scale. Procedia - Social and Behavioral Sciences, pp. 813-819. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2016.02.153

Veiga, F., Reeve, J., Wentzel, K., & Robu, V. (2013). Assessing students’ engagement: A review of instruments with psychometric qualities. In F. H. Veiga (Coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas Internacionais da Psicologia e Educação (pp. 38-57). Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

Veiga, F. H., Robu, V., Conboy, J., Ortiz, A., Carvalho, C., & Galvão, D. (2016). Students; engagement in school and family variables: A literature review - Envolvimento dos alunos/as na escola e variáveis familiares: uma revisão da literatura. Estudos de Psicologia (Campinas), 33(2), 187–197. https://doi.org/10.1590/1982-02752016000200002

Veiga, F. H., Wentzel, K., Melo, M., Pereira, T., Faria, L.& Galvão, D. (2014). Students’ engagement in school and peer relations: A literature review. In Veiga, F. H., (Coord) (2014). Envolvimento dos Alunos/as na Escola: Perspetivas Internacionais da Psicologia e Educação /Students’ Engagement in School: International Perspectives of Psychology and Education (1867-1880). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Voight, A., & Hanson, T. (2017). How are middle school climate and academic performance related across schools and over time? Report - REL 2017–212). Washington, DC: U.S. Department of Education, Institute of Education Sciences, National Center for Education Evaluation and Regional Assistance, Regional Educational Laboratory West. Disponível em http://ies.ed.gov/ncee/edlabs

Wang, M. T., & Degol, J. L. (2016). School Climate: a review of the construct, measurement, and impact on student outcomes. Educational Psychology Review. 28, 315–352. https://doi.org/ 10.1007/s10648-015-9319-1

Way, N., Reddy, R., & Rhodes, J. (2007). Students’ perceptions of school climate during the middle school years: associations with trajectories of psychological and behavioral adjustment. American Journal of Community Psychology, 4. 194–213

Wentzel, K. R., & Wigfield, A. (2013). Introduction. In K. R. Wentzel, & A. Wigfield (Eds.), Handbook of Motivation in School (pp. 1-8). New York: Routledge.

Publicado
2020-05-30
Seção
Dossiê Temático Engajamento Escolar