Evidências de validade da Escala de Engajamento de Professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2019.v13.27110Palavras-chave:
Engajamento, Educação básica pública, ProfessoresResumo
O engajamento no trabalho relaciona-se à natureza cognitiva e efetiva, colaborando nas conexões entre os trabalhadores e suas atividades. Este estudo objetivou evidenciar a validade da escala (UWES-9) deste construto, por meio de análises de estrutura interna, de variância das médias entre os grupos e variáveis convergentes. A amostra constituiu-se de 528 professores da Educação Básica Estadual Pública de Goiás. Os testes dos modelos indicaram que a estrutura unidimensional obteve melhor ajuste. Sobretudo, a escala apresentou correlações positivas com comportamentos relativos às distribuições, processos e inter-relacionamentos associados ao trabalho. As propriedades psicométricas do instrumento recomendam seu uso futuro em investigações destinadas a avaliar o engajamento no trabalho em amostras com professores.
Palavras-chave: Engajamento; Educação Básica Pública; Professores.