Autoestima e autoconceito infantil, escolaridade parental e sua relação com desempenho escolar no ensino fundamental I

Autores

  • Roberta Nedel Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
  • Dienifer Aline Mattos Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Angela Helena Marin Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS http://orcid.org/0000-0002-8056-8661

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.26180

Palavras-chave:

Autoestima, Autoconceito, Escolaridade parental, Desempenho escolar

Resumo

A qualidade da educação é constantemente debatida pela sua característica multifatorial, havendo importantes desafios a serem superados. Considerando a influência de fatores afetivo-emocionais para a aprendizagem, analisou-se a relação entre autoestima e autoconceito infantil, escolaridade parental e desempenho escolar de alunos do ensino fundamental I de escolas da região do Vale do Rio Caí/RS. Os participantes foram 74 alunos, que responderam à Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil, Escala de Autoestima de Rosenberg e Teste de Desempenho Escolar, além de seus pais, que completaram o Questionário sobre Dados Sociodemográficos da Família. Os alunos com autoestima elevada e autoconceito social alto foram os que apresentaram desempenho escolar médio e superior. 

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Publicado

2020-05-30