Resiliência e Escolarização: processo de enfrentamento das adversidades vivenciadas no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24879/2018001200300578

Resumo

Este estudo objetiva analisar a emergência da resiliência em meio à resolução de problemas no processo de escolarização de estudantes do Ensino Médio. Participaram 204 estudantes, 54,4% do sexo feminino e 44,6% do sexo masculino, com idade média de 15 anos. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e uma pergunta norteadora. As análises foram feitas pelo software  IramuteQ®. Os resultados indicam que os estudantes utilizam diversas estratégias de enfrentamento das adversidades, a maioria delas mediadas pela relação com o outro. Pontua-se a necessidade de investimento na formação docente, para que estes apreendam os sentidos do desenvolvimento da resiliência e na parceria família e escola, pois podem atuar como redes de proteção e promoção de uma educação integral e contextualizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fauston Negreiros, Universidade Federal do Piauí/UFPI

Psicólogo, Mestre e Doutor em Educação. Professor do Departamento de Psicologia e Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Piauí/UFPI.

Janaina Oliveira Rocha, Universidade Federal do Piauí/UFPI.

Graduanda de Psicologia da UFPI. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPQ. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar/PSIQUED.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Artigos