Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários

Autores

  • Daniela Ornellas Ariño Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marúcia Patta Bardagi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24879/2018001200300544

Resumo

Os graduandos estão vulneráveis ao desenvolvimento de transtornos mentais comuns e sofrimento psicológico. Este estudo é uma pesquisa correlacional, descritiva, cujo objetivo foi analisar as possíveis relações entre Vulnerabilidade Psicológica, Experiências Acadêmicas e Autoeficácia no Ensino Superior de estudantes universitários. A coleta de dados foi realizada por meio de um protocolo digital. Um total de 640 estudantes universitários participaram do estudo. Os resultados demonstram altos níveis de sintomas para ansiedade, estresse e depressão. Houve correlação negativa significativa entre vulnerabilidade psicológica e a qualidade experiência acadêmica e a autoeficácia. Dada a relação entre adoecimento e fatores acadêmicos e de carreira, é necessário estabelecer protocolos para a detecção precoce de sintomas de TMC e ações que favoreçam experiências acadêmicas mais positivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Ornellas Ariño, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Psicologia, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Psicologia na área de Pesquisa de Psicologia das Organizações e do Trabalho, desenvolvendo pesquisa acerca de de saúde mental no processo de formação profissional superior. Graduada em Psicologia, pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), recebendo o prêmio de Mérito Estudantil pelo seu envolvimento e desempenho acadêmico. Desenvolveu o projeto de Apoio ao Discente dentro do curso de Psicologia da UNIVALI. Possui experiência nas áreas da Saúde, Avaliação Psicológica e Gerontologia. Ministrou o Workshop sobre Saúde Mental na Graduação nas Instituições Avantis e Univali. Em 2015 ministrou o curso sobre Planejamento de Carreira na Graduação na Univali. Durante a graduação foi monitora do Laboratório de Avaliação Psicológica e bolsista de projetos de extensão voltados para gerontologia. Esteve envolvida no movimento estudantil, compondo a as gestões dos anos 2012 e 2013 do Centro Acadêmico de Psicologia - CAPSY da Universidade do Vale do Itajaí.

Marúcia Patta Bardagi, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga (UFRGS, 1996/2), com Mestrado (2002, tema sobre influência familiar na escolha profissional de adolescentes) e Doutorado (2007, tema evasão e trajetória acadêmica no ensino superior) em Psicologia também pela UFRGS. Realizou estágio de doutorado sanduíche na McGill University (Montreal, Canadá) entre set2004/fev2005 na área de aconselhamento psicológico e de carreira. Foi bolsista de pós-doutorado junior pelo Cnpq entre 2008 e 2009 (vinculada à UFRGS, com tema sobre adaptação de alunos ingressantes cotistas e não cotistas) e bolsista Capes de Pós doutorado na Universidade de Lisboa (Portugal) em 2015. Professora adjunta do curso de Psicologia da UFSC.Tem experiência nas áreas de Avaliação Psicológica, Orientação de Carreira e Psicologia Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência e escolha profissional, aconselhamento universitário, desenvolvimento vocacional do adulto e avaliação psicológica no âmbito da carreira. Membro da ABOP (Associação Brasileira de Orientadores Profissionais) e editora chefe da Revista Brasileira de Orientação Profissional biênio 2016-2017. Atualmente em licença da UFSC, residindo em Lisboa (PT)

Downloads

Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Artigos