A cocontrução do fluxo locomotor em processos interativos bebê-bebê

Autores

  • Natália Meireles Santos da Costa Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Universidade de São Paulo
  • Katia de Souza Amorim Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24879/2018001200300489

Palavras-chave:

desenvolvimento infantil, locomoção, interação, creches.

Resumo

O desenvolvimento locomotor do bebê é modulado por processos perceptuais/sociais/interativos. Porém, articulação desses elementos e sua complexidade em ambientes naturalísticos de creche, onde pares de bebês são importantes parceiros, faz-se pouco claro. Assim, objetivou-se estudar entrelaçamento de processos locomotores relacionados a interações de bebês pares de idade. Conduziu-se estudos de caso múltiplos, baseados em pressupostos histórico-culturais, analisando-se videogravações de bebês em creche. Dois episódios são analisados: um em que três bebês engatinham/param em função do movimento de uma bola; outro em que o andar com apoio é dificultado/reconfigurado na presença do par. A triangulação atencional associado às (in)capacidades motoras conferem dinâmicas diferenciadas ao movimento, dando-se como fluxo relacional. Mediação do espaço físico e concepções educativas são discutidas.

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Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Artigos